A iniciativa da Prefeitura, tem como objetivo facilitar o acesso das mulheres aos serviços de saúde durante a gestação e pós-parto. Relatou o prefeito Rudão Gimenes “Esse cartão vai ajudar as mães a participarem de consultas, exames e ações do programa Mãe Pontalense, com mais condições de cuidar da saúde, segurança e qualidade durante a gestação e após o nascimento dos filhos”.
A moradora Gabriela Dias, gestante de 31 semanas, foi a primeira a emitir o cartão do programa. Ela fez o cadastro na UBS (Unidade Básica de Saúde) de Pontal do Sul e falou da importância da medida: “Foi maravilhoso para ir às consultas. Espero que, assim como me ajudou, também ajude outras mães de Pontal. Vai facilitar bastante a nossa rotina”, contou.
O benefício começou a valer na segunda-feira, 12 de maio. Para solicitar, é simples: basta procurar a unidade de saúde mais próxima, preencher um formulário e levá-lo até a Oceânica Sul (serviço de transportes do município) para fazer o cartão que dá direito à gratuidade.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o benefício poderá alcançar até 300 mulheres em todo o município. A expectativa é garantir que nenhuma gestante ou puérpera fique sem acompanhamento por falta de transporte.
A gratuidade é válida em todo o transporte público municipal e pode ser usada sempre que necessário.
Essa ação mostra que cuidar das mães é cuidar do futuro. É um gesto que demonstra que cada mãe importa e que nenhuma deve caminhar sozinha!