• Rodovia PR-407, Km 19, 215 - Praia de Leste
  •   0800 000 0974
  • prefeitura@pontaldoparana.pr.gov.br Telefones Úteis

  • HORÁRIO DE ATENDIMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA DAS 08H00 ÀS 12H00 E DAS 13H30 ÀS 17H00
  • x

    CMEIs de Pontal do Paraná unidos pela proteção da infância no Maio Laranja

    Terça-feira, 27 de maio de 2025

    Visualizada 110 vezes

    O mês de maio é marcado por uma causa urgente e necessária: o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.


     Por meio da campanha Maio Laranja, diversas ações são realizadas em todo o país com o objetivo de alertar a população, incentivar a prevenção e orientar sobre formas de denúncia e proteção.


    Criada por meio da Lei nº 14.432/2022, a campanha tem mobilizado instituições públicas, escolas, famílias e profissionais para garantir mais segurança à infância. A proposta é simples, mas essencial: dar visibilidade a uma realidade que precisa ser enfrentada de forma coletiva.

    Organizado pelas Secretarias da Família e Educação através dos profissionais do CREAS e do Serviço Social da Educação, o CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) Cavalo Marinho em Pontal do Paraná também participou do Maio Laranja com atividades educativas voltadas às crianças.
    Por meio de conversas lúdicas, histórias, músicas e brincadeiras orientadas, os profissionais trabalham temas como confiança, cuidado com o corpo e a importância de conversar com adultos de confiança.

    Além do Cmei Cavalo Marinho, também participaram das ações do Maio Laranja os seguintes CMEIs: Cmei Leão Marinho, Cmei Água Viva, Cmei Guaruça, Cmei Siri Azul, Cmei Sirituzi, Cmei Peixinho Dourado, Cmei Estrela do Mar, Cmei Tartaruga Verde, Cmei Ouriço do Mar, Cmei Golfinho Azul, Cmei Peixinho Sapeca, Cmei Francisco Antônio Vieira e o Cmei Felipe Chemure, todos promovendo atividades educativas e palestras voltadas à conscientização e proteção das crianças.

    A proposta é desenvolver, desde a primeira infância, noções de autoproteção e fortalecer o vínculo entre as crianças e os educadores.

    O Maio Laranja nos lembra que proteger a infância é responsabilidade de todos. Olhar atento, escuta sensível e atitudes concretas fazem a diferença. Denunciar é um ato de coragem e solidariedade com quem, muitas vezes, não consegue pedir ajuda.

    Não se cale. Se souber ou suspeitar de qualquer situação de abuso, denuncie. Proteger crianças e adolescentes é dever de todos.

    Fotos: Prefeitura de Pontal do Paraná/ Clovis Santos

     Outras Notícias