Ao todo, foram realizados 99 procedimentos no mesmo dia, atendendo pessoas que aguardavam por intervenções simples, mas que costumam enfrentar longos períodos de espera.
O mutirão foi realizado na Policlínica, localizada no balneário Praia de Leste, em Pontal do Paraná.
A ação contou com a parceria do projeto Cirurgilhas, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e teve como objetivo facilitar o acesso da população a cirurgias de baixa complexidade, como retirada de verrugas, cistos, lipomas, pequenas lesões e unhas encravadas.
Muitos desses casos, embora não sejam considerados urgentes, comprometem a qualidade de vida e causam desconforto aos pacientes.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Michele Straub, o mutirão trouxe alívio imediato a diversas pessoas. “Recebemos relatos de moradores que esperavam há anos por um procedimento que, aqui, foi resolvido em minutos”, afirmou.
Todos os pacientes passaram previamente por consulta com dermatologista e cirurgião, que avaliaram a necessidade do procedimento.
O atendimento foi feito por profissionais da saúde e estudantes do curso de Medicina da UFPR, com apoio da equipe técnica da Secretaria de Saúde.
A Prefeitura já confirmou novas datas para a realização do mutirão. A proposta é dar continuidade ao atendimento das pessoas que precisam desses procedimentos e reduzir o tempo de espera.
Os moradores interessados devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. Após avaliação com clínico geral, caso haja indicação, o paciente será encaminhado para a triagem da próxima etapa do programa.
Fotos: Prefeitura de Pontal do Paraná/ Clovis Santos