Com investimento aproximado de R$ 10 milhões, a intervenção busca conter o assoreamento do canal, garantir mais segurança à navegação e melhorar o acesso à Ilha do Mel.
A estrutura é fundamental para o transporte de passageiros, turismo e atividades pesqueiras na região.
O projeto prevê a instalação de sinalização náutica nos dois lados do canal e a construção de uma passarela com quase 150 metros de extensão sobre o molhe.
A nova passagem vai facilitar a circulação de moradores e visitantes, além de funcionar como novo atrativo turístico no litoral.
Segundo o prefeito de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes, a obra atende a uma demanda antiga da comunidade:
“Estamos fazendo a requalificação dos molhes, uma obra que vai trazer mais segurança para a navegação e acabar com as erosões aqui no Canto das Pedras.
Além disso, vamos criar um novo ponto turístico: serão mais de 150 metros de molhe com uma passarela para as pessoas caminharem e aproveitarem o pôr do sol.
Esses molhes foram construídos na década de 70 e, agora, com o apoio do Governo do Ratinho Junior, estamos recuperando essa estrutura importante para a população.”
A fase inicial dos trabalhos já está em execução e inclui o monitoramento da fauna e o levantamento batimétrico da área. Essas etapas técnicas são exigidas no processo de licenciamento ambiental e têm como objetivo avaliar possíveis impactos sobre o ecossistema local.
Segundo o engenheiro ambiental Jhonatan Zonta, da empresa Arcgeo, responsável pela consultoria técnica, o projeto foi planejado com base em critérios de sustentabilidade e uso racional dos recursos naturais.
O licenciamento da obra é conduzido pelo Instituto Água e Terra (IAT), órgão estadual que analisa os aspectos ambientais.
A solicitação foi elaborada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, que acompanha o andamento da obra em conjunto com a Prefeitura de Pontal do Paraná e o Governo do Estado.
Fotos: PMPPR/Clovis Santos