A limpeza e o desassoreamento do Canal Pery, mais conhecido como Rio Pery, seguem em andamento em Pontal do Paraná após mais de 20 anos sem intervenções.
O trabalho é realizado pelo Instituto Água e Terra (IAT), com apoio da Prefeitura Municipal, e já alcançou a PR-407, avançando para os trechos seguintes.
O serviço, que utiliza escavadeiras de braço longo e máquinas anfíbias, tem como objetivo melhorar a drenagem, prevenir alagamentos e tornar o canal navegável.
O Rio Pery é responsável por captar grande parte da água da área, que anteriormente era quase toda coberta por vegetação.
O projeto está dividido em três etapas: a primeira abrange a região do balneário Canoas; a segunda, chega até o limite com o município de Matinhos; e a terceira será realizada até o Rio Guaraguaçu.
O prefeito de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes, acompanhou os trabalhos no local e ressaltou a importância da ação:
“A limpeza e o desassoreamento dos canais são fundamentais para reduzir alagamentos e melhorar o escoamento das águas pluviais. Seguimos avançando com ações para garantir mais segurança para a população.”
Com investimento total de R$ 3,8 milhões, a obra integra um conjunto de intervenções que visam proporcionar mais segurança e qualidade de vida, especialmente em áreas que enfrentam problemas recorrentes de enchentes.
Ao todo, mais de 11 quilômetros do canal serão limpos, trazendo melhorias duradouras na drenagem urbana e beneficiando os moradores das regiões próximas.
Fotos: PMPPR/ Clovis Santos