O cardápio da merenda escolar de Pontal do Paraná ganhou um sabor especial nesta semana. Os peixes que chegaram às escolas e CMEIs no último dia 13 foram preparados e servidos ontem, quarta-feira (20), para os alunos da rede municipal.
Pela primeira vez, o pescado servido na merenda vem diretamente do litoral do próprio município.
O resultado agradou: pratos vazios, pedidos de repetição e muitos sorrisos entre as crianças.
O prefeito Rudão Gimenes destacou a boa aceitação:
“Quando introduzimos um alimento novo na merenda, fazemos uma pesquisa para saber se os alunos aprovaram. A princípio, parece que sim: todos comeram bem e muitos repetiram".
O pescador Mizael, do Balneário de Ipanema, também comentou sobre a iniciativa:
“É muito bom saber que a pesca artesanal está sendo reconhecida dentro do município. A gente fica muito feliz de estar contribuindo, é uma coisa pioneira que o prefeito Rudão está fazendo e é ótimo poder ajudar.”
A nutricionista Thais Bordenowski da Silva ressaltou os benefícios do pescado:
“Esse pescado saudável e nutritivo contribui para o desenvolvimento neuropsicomotor e o aprendizado das crianças, ressaltando o cuidado com a merenda escolar em Pontal do Paraná.”
A ação vai garantir mensalmente cerca de 200 quilos de pescado para a rede de ensino. Além de nutritivo, o peixe aproxima os alunos da cultura local e valoriza o trabalho dos pescadores artesanais.
A visita aconteceu na Escola Municipal Primavera e contou com a presença do prefeito de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes, da primeira-dama Bruna Gimenes, da secretária de Educação Cintia Mendes, do pescador de Ipanema Mizael junto com sua esposa Jana que é a responsável por filetar os peixes, da nutricionista Thais Bordenowski da Silva e da presidente de honra da Provopar, Dona Cida Gimenes.
Fotos: PMPPR/ Clovis Santos