Chegou a Pontal do Paraná o Ônibus Biarticulado de Confecção, integrante do Projeto Qualifica Paraná, da Secretaria Estadual do Trabalho, oferecido pela Agência do Trabalhador e ministrado pelo SENAI-PR, em parceria com a Prefeitura Municipal de Pontal do Paraná e o Governo do Estado.
A estreia do ônibus aconteceu ontem (28), com o início do Curso de Confecção Corte e Costura, que tem como objetivo aprimorar habilidades de profissionais da área e capacitar novos costureiros e costureiras.
O veículo está estacionado na Rua Afonso Camargo, 139, na Praça do balneário de Praia de Leste.
As aulas são distribuídas em dois períodos: tarde e noite e oferece uma carga horária de 96 horas.
Ao todo, 123 inscrições foram registradas para 40 vagas, todas já preenchidas.
Durante o curso, os participantes aprendem sobre o uso e a manutenção de máquinas de costura industrial, tipos de equipamentos, aviamentos, agulhas e fios, além de técnicas para ajustar pontos, regular a tensão dos fios e corrigir defeitos na costura.
Na prática, realizam exercícios de costuras retas, curvas e circulares, arremates, pespontos e aplicação de elástico, além de montagem de peças, como viés, bainhas, golas, colarinhos, bolsos e zíperes, finalizando com técnicas de acabamento, passadoria e revisão.
Um dos diferenciais desta iniciativa é a bolsa no valor de R$ 1.008,00 oferecida pela SETR (Secretaria Estadual do Trabalho, Qualificação e Renda) a cada aluno, destinada a cobrir transporte e alimentação durante o curso.
O prefeito Rudão Gimenes acompanhou a estreia do ônibus e disse que os alunos têm uma grande oportunidade de qualificação. Ele ressaltou que a bolsa de auxílio é um diferencial do curso.
“É uma chance única, que deve ser aproveitada, pois muitos gostariam de estar no lugar de vocês”, afirmou.
Albor Neto, gerente da Agência do Trabalhador de Pontal do Paraná, comentou que o projeto proporciona experiência prática e conhecimento técnico, preparando profissionais capacitados para o setor de confecção.
Após a conclusão do módulo básico, estão previstos cursos avançado e de modelagem, ampliando ainda mais as oportunidades de qualificação profissional na região.
Fotos: PMPPR/ Clovis Santos