Na manhã desta sexta-feira (29), o Centro de Saúde da Mulher e da Criança de Pontal do Paraná recebeu atividades do programa “Mãe Pontalense”, criado pela Prefeitura de Pontal do Paraná para oferecer apoio integral às gestantes e puérperas do município.
As ações marcaram o Agosto Dourado, campanha que informa e conscientiza sobre a importância do aleitamento materno.
A cor dourada, símbolo da campanha, representa o leite humano, considerado o “padrão ouro” de qualidade alimentar, completo e essencial para o desenvolvimento dos recém-nascidos.
O prefeito de Pontal do Paraná Rudão Gimenes esteve no local acompanhando as atividades, mostrando atenção às gestantes e famílias do município.
Criado no Brasil em 2017, o Agosto Dourado incentiva a amamentação exclusiva até os seis meses, prática que favorece o desenvolvimento saudável do bebê, diminui riscos de doenças e também beneficia a saúde da mãe.
A programação trouxe apresentações culturais e palestras sobre temas fundamentais para mães e gestantes.
A enfermeira Mayara Rodrigues abordou o aleitamento materno, enquanto o Dr. Antonio Marinho Falcão Neto, especialista em Ginecologia e Obstetrícia, falou sobre planejamento de parto. Houve também orientações sobre primeiros socorros em bebês e oficinas práticas, proporcionando momentos de aprendizado e troca de experiências.
O programa Mãe Pontalense, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal da Família e Desenvolvimento Social e integrado às ações do Provopar, oferece encontros com profissionais de saúde durante toda a gestação e pós-parto, transporte público gratuito para gestantes e mães de bebês de até seis meses, além de orientação sobre cuidados essenciais. A iniciativa busca unir informação, cuidado e acolhimento, promovendo o bem-estar das famílias.
Com ações como o Agosto Dourado, Pontal do Paraná busca oferecer atenção integral e humanizada, cuidando de cada família de maneira próxima e dedicada.
Fotos: PMPPR/ Clovis Santos