A Escola Municipal Luiz Antônio Amatuzzi de Pinho, reconhecida como referência no ensino de xadrez em Pontal do Paraná, foi o cenário escolhido para anunciar um passo significativo na educação do município.
Na última quarta-feira (3), o prefeito Rudão Gimenes esteve na unidade escolar para oficializar, junto com a Secretaria de Educação, um convênio com o Centro de Excelência de Xadrez que permitirá a expansão do projeto para todas as escolas da rede municipal.
O acordo prevê a capacitação de professores, assegurando que a prática da modalidade seja incorporada ao cotidiano escolar e alcance cada vez mais estudantes.
Além disso, os jovens terão a oportunidade de disputar torneios em diferentes níveis, do municipal ao nacional, acumulando experiências que enriquecem sua formação e ampliam horizontes, com a possibilidade de levar o nome de Pontal do Paraná a competições pelo Brasil e pelo mundo.
Durante o anúncio, o prefeito Rudão Gimenes ressaltou a relevância do projeto:
“O xadrez abre portas para o raciocínio lógico, a disciplina e a tomada de decisão. Ver esse projeto se expandindo para todas as escolas é motivo de orgulho para a nossa comunidade escolar”, afirmou.
A diretora da Escola Amatuzzi, Elisangela Franco de Rossi, também destacou o impacto da prática:
“Na nossa escola, acreditamos que o xadrez é um instrumento de inclusão e socialização, capaz de unir diferentes idades, promover amizades. Por tudo isso, incentivamos essa prática, porque temos a certeza de que o xadrez não apenas melhora o desempenho escolar, mas também contribui para a formação integral de cidadãos mais críticos, criativos e preparados para o futuro.”
Mais do que um esporte, o xadrez surge como instrumento pedagógico, capaz de despertar talentos, incentivar a convivência e transformar Pontal do Paraná em um polo de referência na modalidade.
Fotos: PMPPR/ Clovis Santos