Nos dias 15 e 16 de setembro, a Agência do Trabalhador de Pontal do Paraná recebeu um curso de Piscicultura voltado para trabalhadores e produtores rurais interessados na criação de peixes em cativeiro, ou seja (espécies criadas em ambientes controlados, como tanques ou viveiros, através da aquicultura, incluindo espécies comerciais como a tilápia, a mais produzida no Brasil e uma das mais importantes mundialmente).
Com carga horária das 8h às 17h, a atividade reuniu 15 participantes, incluindo a bióloga Adrianne, os indígenas Célio e Irineu, e diversos produtores rurais.
As aulas teóricas aconteceram na Agência do Trabalhador, enquanto a parte prática foi realizada em uma propriedade privada no Guaraguaçú, com orientação do instrutor Sérgio, do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), oferecendo aos participantes conhecimentos sobre técnicas de manejo e cultivo de peixes em diferentes sistemas de produção.
Segundo o gerente da Agência do Trabalhador, Albor Neto:
“esse curso de Piscicultura é riquíssimo, abordando a legislação, o cultivo de peixes em tanques e informações específicas sobre lençóis elevados. Também foram discutidas questões de qualidade da água, manejo dos peixes e comercialização. Todo esse conhecimento foi muito importante para os participantes” afirmou.
A iniciativa foi realizada em parceria da Prefeitura Municipal de Pontal do Paraná, por meio da Agência do Trabalhador, e do SENAR, com o objetivo de incentivar a produção sustentável, ampliar a geração de renda e estimular a aquicultura na região.
Interessados em futuras edições podem se inscrever diretamente na Agência do Trabalhador, localizada na Rua Baronesa do Cerro Azul, 387, em Pontal do Paraná – PR.
Fotos: PMPPR/ Clovis Santos