O prefeito de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes, presidente da Amlipa (Associação dos Municípios do Litoral do Paraná), representando os prefeitos do litoral, visitou ontem (25) o Centro de Regulação de Urgência de Curitiba, acompanhado da secretária municipal de Saúde e presidente do CRESEMS (Conselho Regional de Secretarias Municipais de Saúde do Litoral do Paraná), Michele Straub.
A visita teve como objetivo conhecer de perto a estrutura e a equipe responsável pela regulação do SAMU, que passará por mudanças a partir do dia 1º de outubro.
A mudança vai unificar o atendimento de chamadas de emergência, garantindo maior rapidez e eficiência no envio de ambulâncias e recursos médicos.
Inaugurada no final do ano passado, a nova sede em Curitiba possui 4,3 mil metros quadrados e centraliza diversos serviços, incluindo a regulação de leitos e a logística de ambulâncias, permitindo respostas mais rápidas às emergências.
A excelência do serviço foi reconhecida recentemente com a certificação de Curitiba como a primeira capital "Cidade Angels" do mundo, selo global de qualificação no atendimento ao Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Essa experiência agora estará disponível para todo o litoral.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA-PR), a Central de Regulação do SAMU 192 Litoral será integrada ao Complexo Regulador Metropolitano de Curitiba, também chamado de Complexo Regulador Macrorregional Leste.
A regulação é o processo em que as ligações feitas para o número 192 são atendidas, avaliadas e direcionadas para o tipo de atendimento necessário, definindo o envio da ambulância ou outro recurso adequado.
Com a mudança, as chamadas dos moradores do litoral serão atendidas diretamente pela central em Curitiba, que já opera para 38 municípios do Estado. As equipes locais do SAMU permanecem as mesmas, mas a regulação será unificada.
A secretária de Saúde de Pontal, Michele Straub, detalhou o funcionamento:
“Quando ligamos para o 192, a central atende, avalia a situação e define qual equipe ou veículo deve ser enviado. As equipes do litoral permanecem as mesmas, mas agora as chamadas serão atendidas em Curitiba, o que deve trazer mais agilidade ao atendimento.”
O prefeito Rudão Gimenes destacou os benefícios da integração:
“Com essa mudança, o atendimento de urgência e emergência no litoral vai ganhar mais rapidez e eficiência. É uma ação que visa salvar vidas e melhorar o serviço prestado à população.”
O prefeito também agradeceu o apoio do Governo do Estado, do secretário estadual de Saúde Beto Preto, do prefeito de Curitiba Eduardo Pimentel e do governador Carlos Massa Ratinho Junior.
A iniciativa faz parte de uma política estadual que envolve os sete municípios do litoral, a capital e demais cidades atendidas pela central, garantindo um atendimento de urgência mais eficiente e integrado em toda a região.
Fotos: Prefeitura de Pontal do Paraná/ Clovis Santos e reprodução.