A Prefeitura de Pontal do Paraná, em parceria com o Instituto Londrinense de Alzheimer – Instituto Não Me Esqueças, promoveu ontem (29), um encontro especial na Casa da Cultura em referência ao Setembro Lilás, mês dedicado à conscientização sobre a Doença de Alzheimer e outras demências.
A data também remete ao Dia da Doença de Alzheimer, lembrado em 21 de setembro.
A iniciativa mundial busca fomentar o diálogo sobre a doença, desmistificar preconceitos, incentivar o diagnóstico precoce e oferecer suporte às famílias de quem convive com a condição.
O evento contou com a presença do prefeito de Pontal do Paraná Rudão Gimenes, a vice-prefeita Patricia Millo Marcomini, o secretário municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude, Eduardo Yoshio Saçaki, e a enfermeira Fernanda Algauer Perciano Dombek, além de servidores da Assistência Social, da Saúde e do Centro de Convivência do Idoso, juntamente com participantes dos programas voltados à população idosa do município.
A programação foi conduzida pela maestrina Lígia Men Silva e pela musicoterapeuta Luzimara Almudi Lobo, que compartilharam reflexões e experiências sobre saúde, memória e bem-estar.
Durante a palestra, Luzimara abordou o envelhecimento saudável e estratégias de prevenção da Doença de Alzheimer, intercalando suas falas com dinâmicas musicoterápicas que envolveram o público de forma sensível e participativa.
O encontro também contou com apresentação musical conduzida por Lígia, incluindo a estreia de uma canção inédita composta em parceria com Luzimara especialmente para a ocasião.
O encontro marcou ainda a proposta de implantação de um projeto voltado à musicalização e a sessões de Musicoterapia, com o objetivo de ampliar os recursos de cuidado e contribuir para a qualidade de vida da população idosa de Pontal do Paraná.
Fotos: PMPPR/ Clovis Santos