Nesta quinta-feira (24), o número saltou para 89,45%.
Desde o início da obra, já foram utilizados 2.115 caminhões, o equivalente a 53.066 toneladas de pedras na estrutura, volume que demonstra a dimensão e importância da intervenção.
As obras de requalificação dos molhes em Pontal do Sul representam um investimento aproximado de R$ 10 milhões e têm como objetivo conter o assoreamento do canal, garantir mais segurança à navegação e melhorar o acesso à Ilha do Mel, um dos principais destinos turísticos do litoral paranaense.
A estrutura é essencial para o transporte de passageiros, o turismo e as atividades pesqueiras da região.
Além disso, o projeto prevê a instalação de sinalização náutica em ambos os lados do canal e a construção de uma passarela com quase 150 metros de extensão sobre o molhe.
A nova passagem vai facilitar a circulação de moradores e visitantes e criar um novo ponto de lazer à beira-mar.
A previsão é de que a obra seja concluída até o fim do ano, garantindo mais segurança à navegação, impulsionando o turismo e oferecendo um novo espaço para apreciar o pôr do sol no litoral paranaense.
O prefeito Rudão Gimenes ressaltou que a intervenção atende a uma antiga demanda da comunidade local:
“Estamos fazendo a requalificação dos molhes, uma obra que vai trazer mais segurança para a navegação e acabar com as erosões aqui no Canto das Pedras. Além disso, vamos criar um novo ponto turístico: serão mais de 150 metros de molhe com uma passarela para as pessoas caminharem e aproveitarem o pôr do sol. Esses molhes foram construídos na década de 70 e, agora, com o apoio do Governo do Ratinho Junior, estamos recuperando essa estrutura importante para a população.”
A intervenção é uma iniciativa da Prefeitura de Pontal do Paraná, realizada com recursos do Governo do Estado e contrapartida municipal, totalizando cerca de R$ 10 milhões em investimentos.
O projeto foi licitado e está sendo executado pelo município, com fiscalização e acompanhamento compartilhados entre Prefeitura e Estado.
A obra busca minimizar a erosão as margens do empreendimento, favorecer habitats marinhos e, ao mesmo tempo, melhorar o acesso à Ilha do Mel, aumentar a segurança da navegação e fortalecer o turismo, o transporte e a pesca esportiva na região.
Fotos: Prefeitura de Pontal do Paraná/ Guilherme Guimarães