Secretaria de Educação e Secretaria da Cultura desenvolvem projeto para ampliar o acesso à música entre estudantes.
O projeto de entrega de flautas chegou à Rede Municipal com a proposta de inserir a música na rotina escolar e abrir novas possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento. A iniciativa é realizada pela Secretaria de Educação em parceria com a Secretaria da Cultura, com a primeira entrega na Escola Municipal Professor Ernesto Tavares de Campos.
A ação contempla, ao todo, 120 estudantes de três escolas: Ernesto Tavares de Campos, Artur Tavares e Benvinda. As aulas serão conduzidas pelo professor de música Eliabe Junior, em oficina no contraturno escolar, com foco em leitura musical, prática coletiva e construção de repertório.
A vice-prefeita Patrícia Millo Marcomini destacou que a música abre caminhos para experiências transformadoras:
“Quando uma criança tem a chance de aprender a tocar um instrumento, ela descobre novas formas de se expressar. Isso faz diferença no presente e no futuro.”
O professor Eliabe Junior apontou o entusiasmo com a chegada dos instrumentos às mãos dos estudantes:
“A flauta será a porta de entrada para que eles entendam o que a música pode proporcionar: concentração, colaboração e descobertas. Alguns poderão seguir adiante e fazer parte da Orquestra Municipal, se assim desejarem.”
O projeto valoriza o trabalho em grupo e possibilita que as crianças desenvolvam novas habilidades, além de oportunidades para que quem demonstrar interesse e evolução avance para outros instrumentos e apresentações em eventos do município.
A entrega contou com a presença da vice-prefeita Patrícia Millo Marcomini, da secretária de educação Cinthia Mendes, do diretor de esportes Jonas Neves, do professor Eliabe Junior e da direção da escola anfitriã.
Ao garantir instrumentos para as crianças, o município amplia o acesso ao aprendizado musical e inicia um caminho que pode revelar novos talentos e mais experiências culturais nas escolas.
Fotos: PMPPR/ Clovis Santos