• Rodovia PR-407, Km 19, 215 - Praia de Leste
  •   0800 000 0974
  • prefeitura@pontaldoparana.pr.gov.br Telefones Úteis

  • HORÁRIO DE ATENDIMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA DAS 08H00 ÀS 12H00 E DAS 13H30 ÀS 17H00
  • x

    Tarde Rosa reúne comunidade em ação de saúde e autocuidado no CRAS de Canoas em Pontal do Paraná

    Sexta-feira, 31 de outubro de 2025

    Visualizada: 47 vezes


    Ouvir matéria

     


    O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Canoas, em Pontal do Paraná, recebeu na quarta-feira (29), a Tarde Rosa, evento voltado à campanha Outubro Rosa.

    A iniciativa foi promovida pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Ipanema, Praia de Leste e Jardim Canadá, em parceria com o CRAS, com o apoio da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social.

    A programação contou com atividades de promoção à saúde e bem-estar, como pesagem do Programa Bolsa Família, atualização de vacinas, palestras, dinâmica em grupo e sorteio de brindes.

    O encontro teve início com uma conversa conduzida pela enfermeira Emile Meireles sobre autocuidado e a importância da realização do exame citopatológico, mamografia e manutenção de hábitos saudáveis.
    Em seguida, as enfermeiras Mayara Braga e Sabrina Tomé abordaram os diferentes tipos de violência contra a mulher, física, psicológica, sexual, patrimonial e moral, em um momento de diálogo e reflexão.

    A programação seguiu com uma dinâmica dirigida pela enfermeira Jaqueline, voltada à valorização da autoestima e ao reconhecimento das próprias qualidades.

    A enfermeira-chefe da UBS de Ipanema, Sabrina Tomé, destacou a relevância da ação conjunta com o CRAS:

    “Esses eventos aproximam a Atenção Primária à Saúde dos usuários do SUS e criam um ambiente acolhedor, onde as mulheres se sentem à vontade para compartilhar experiências e reconhecer situações de violência que muitas vezes não percebiam. Também ajudam a refletir sobre o autocuidado e a autoestima, já que, por questões sociais, a mulher costuma cuidar de todos ao redor e deixar sua própria saúde em segundo plano.”



    A coordenadora do CRAS Canoas, Tarcimeri Serpa, também ressaltou o significado do encontro para a comunidade:

    “Foi um momento de acolhimento, cuidado, de sanar dúvidas e de fortalecer os vínculos comunitários. Foi gratificante ver a participação de mulheres de diferentes faixas etárias buscando informações sobre um tema tão relevante para nós, mulheres. E também mostrar que o CRAS é uma rede de apoio real para elas.”



    A secretária municipal da Família e Desenvolvimento Social, Kathia Salomão de Souza, destacou a importância da parceria entre as políticas públicas envolvidas.

    “Nesse mês do Outubro Rosa, em especial, foi feita essa parceria com a área da saúde, porque são duas políticas que caminham juntas, com o objetivo de explicar um pouco mais sobre os serviços voltados às mulheres e a importância do cuidado. É uma ação fundamental para aproximar não só a comunidade do CRAS, mas também dos serviços de saúde, com foco nos direitos da mulher”, afirmou.



    Os brindes distribuídos durante o evento foram arrecadados pelos agentes comunitários de saúde, com o apoio de comércios locais e funcionários do CRAS Canoas.

    A participação da comunidade e das equipes envolvidas foi essencial para o sucesso da iniciativa, que encerrou o mês de outubro com ações voltadas ao cuidado e à conscientização sobre a saúde da mulher.

    Fotos: PMPPR / Jackeline Costa / Clovis Santos

     Veja Também