• Rodovia PR-407, Km 19, 215 - Praia de Leste
  •   0800 000 0974
  • prefeitura@pontaldoparana.pr.gov.br Telefones Úteis

  • HORÁRIO DE ATENDIMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA DAS 08H00 ÀS 12H00 E DAS 13H30 ÀS 17H00
  • x

    Inscrições abertas para a 22ª Edição do Festival do Caranguejo que dará início à temporada de verão 2025/2026 em Pontal do Paraná

    Sexta-feira, 07 de novembro de 2025

    Visualizada 605 vezes


     



    O tradicional Festival do Caranguejo de Pontal do Paraná chega à sua 22ª edição e será realizado entre os dias 5 e 28 de dezembro de 2025, marcando oficialmente o início da temporada de verão 2025/2026 no município.

    A abertura oficial está programada para o dia 6 de dezembro, na Praça de Shangri-lá, onde está localizada a estátua do caranguejo, símbolo do evento.
    Na ocasião, o público conhecerá os estabelecimentos participantes desta edição.

    A definição das datas ocorreu após uma enquete com os restaurantes que participaram de edições anteriores.
    Entre os 20 entrevistados, a maioria optou por manter o evento em dezembro. Fornecedores e representantes do setor gastronômico também contribuíram para a escolha.
    O período coincide com o fim do defeso do caranguejo, em 1º de dezembro, quando é liberada a captura do crustáceo, época em que os animais atingem melhor tamanho e apresentam maior disponibilidade, favorecendo o preparo e o abastecimento dos restaurantes.

    Segundo a secretária municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Luciana Goldschmidt Costa, o Festival do Caranguejo é uma expressão da cultura caiçara que impulsiona o turismo e a economia local. Ela destaca que o evento envolve diversos setores e foi planejado de forma coletiva para receber o público com sabor e tradição no início da temporada.

    Entre os estabelecimentos que já participaram do festival está o Restaurante da Danuzia, na Ilha do Maciel, comunidade tradicional do município.

    “Pra nós aqui do restaurante foi ótimo participar do festival. Tivemos mais movimento, principalmente depois da divulgação na ilha, e o público procurou bastante o caranguejo tradicional, que é o nosso prato principal. A expectativa é que este ano o evento seja ainda melhor”, contou Danuzia do Pilar Ramos Cordeiro, proprietária do local.



    O empresário Pedro Conejo, dono do Restaurante Pontal Grill, também ressaltou os resultados positivos do festival:

    “Para nós, empresários, o Festival é ótimo. Eu, por exemplo, não vejo a hora de chegar dezembro para começar a vender caranguejo. Essa semana tive um cliente de Maringá que queria provar o prato, e já deixei agendada a visita dele para dezembro. É a época que mais vendo”, relatou.


    Além de reunir o melhor da culinária local, o Festival do Caranguejo é uma vitrine para os empreendedores de Pontal do Paraná e valoriza as comunidades tradicionais, atraindo turistas de várias regiões do estado.

    Convite aos estabelecimentos gastronômicos

    A Prefeitura de Pontal do Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico convida restaurantes, bares, lanchonetes e bistrôs a participarem do 22º Festival do Caranguejo, que será realizado de 5 a 28 de dezembro de 2025.

    Os participantes poderão oferecer:
    A tradicional dúzia de caranguejos ou
    Receitas criativas à base de carne de caranguejo

    - Participação gratuita!
    - Divulgação oficial nos canais do Festival e da Prefeitura
    - Banner de identificação fornecido pela organização

    Período: 5 a 28 de dezembro de 2025
    Local: Nos próprios estabelecimentos participantes


    Inscreva seu estabelecimento no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScubEgxnQpqRxEyQS6iGdrWwHKkh9wLuL8F-_b6l810uJlvKA/viewform



    A iniciativa é uma realização da Prefeitura de Pontal do Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (SMTDE), com apoio do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR).

    O evento é um dos mais tradicionais do litoral paranaense e tem como propósito valorizar a gastronomia caiçara, impulsionar o turismo e movimentar a economia local.

    Fotos: Prefeitura de Pontal do Paraná/ Moab e Kauhê Prieto

     Outras Notícias