• Rodovia PR-407, Km 19, 215 - Praia de Leste
  •   0800 000 0974
  • prefeitura@pontaldoparana.pr.gov.br Telefones Úteis

  • HORÁRIO DE ATENDIMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA DAS 08H00 ÀS 12H00 E DAS 13H30 ÀS 17H00
  • x

    FESTPON reúne público por quatro dias e encerra mais uma edição em Pontal do Paraná

    Segunda-feira, 24 de novembro de 2025

    Visualizada 75 vezes

    O XI Festival de Teatro de Pontal do Paraná chegou ao fim neste domingo (23), após quatro dias de apresentações, oficinas e encontros que levaram arte e movimento a diversos espaços culturais do município.


     

    Realizado pela Prefeitura de Pontal do Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Cultura, Lazer e Juventude, o evento contou com apoio da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico e do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR).

    Ao longo da programação, uma média de 2 mil pessoas contemplaram o festival. Entre equipe, produção e artistas, cerca de 100 pessoas estiveram envolvidas diretamente destes, 38 eram artistas participantes.

    A abertura oficial ocorreu na quinta-feira (20), no Miniauditório Primavera, com a presença do prefeito de Pontal do Paraná Rudão Gimenes, do secretário de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude, Eduardo Saçaki, da diretora de Cultura, Clauba Mendonça, e do diretor de Esporte, Jonas Neves.

    O início da programação marcou o ponto de partida para uma série de atividades que envolveram artistas locais, grupos convidados e produções nacionais. Logo após a abertura, o público assistiu à peça Cabelos Afros Contam Histórias, da Cia Rabo de Cotia, apresentada no Dia da Consciência Negra. A noite também contou com o show Paranoise Rock.

    Ao longo da sexta-feira, o festival ocupou o Miniauditório Primavera, a Praça de Ipanema e a AMOSI, oferecendo espetáculos infantojuvenis, oficinas de iniciação ao teatro e montagens voltadas a temas contemporâneos.

    No sábado, as atividades se espalharam por novos pontos, entre eles a Praça do Skate, Praia de Leste e o Terminal de Embarque, com oficinas de acrobacia, dança criativa e teatro, além de atrações como Duo Para Dois Perdidos, Internacionale Cirque du Jonzé e Os Malasartes.

    O encerramento ocorreu neste domingo, com duas apresentações abertas ao público.

    Às 17h, o Terminal de Embarque recebeu o espetáculo Circo Zica, do Coletivo Zicado. Já às 19h30, a peça O Padre e o Bêbado, da Cia da Cultura Rainha Maçã, reuniu espectadores antes do fechamento oficial da programação, às 21h, no Miniauditório Primavera.

    Ao todo, o XI FESTPON registrou 42 inscrições, das quais foram selecionados nove espetáculos e quatro oficinas.

    A edição movimentou auditórios, praças e espaços públicos desde o dia 20, ampliando o acesso à produção teatral e incentivando a circulação artística pela cidade.

    A diretora de Cultura, Clauba Mendonça, resumiu a emoção vivida durante os quatro dias, destacando que o evento ocorreu de forma especial, com grande participação do público, a presença de grupos de diferentes regiões e uma equipe dedicada que garantiu o andamento de todas as atividades.

    O secretário de Esportes, Cultura, Lazer e Juventude, Eduardo Saçaki, também falou sobre a experiência de acompanhar o festival:

    “Venho do esporte e, agora atuando na cultura, tenho percebido como essa área influencia o dia a dia das pessoas, especialmente dos jovens. Assim como o esporte, a cultura também promove disciplina, amplia conhecimentos e incentiva o respeito. Tem sido muito enriquecedor conviver com pessoas tão comprometidas com a arte. A intenção é seguir estimulando não só as apresentações, mas também oficinas, para que surjam novos atores e atrizes. Que o festival de 2026 venha ainda maior.”

     

    O público também avaliou positivamente a programação.

    A professora de literatura e língua portuguesa Bruna Maciel Ramos comentou:

    “Eu considero muito importante valorizar eventos gratuitos como este, oferecidos pela prefeitura. Acompanhei a programação pelas redes sociais e vim nos dias em que consegui, encontrando muitas atividades interessantes. Para crianças, jovens e adultos, ter acesso a esse tipo de conteúdo faz diferença. Momentos assim, dentro e fora da escola, são sempre muito valiosos.”

     

    Neste domingo, o XI FESTPON concluiu mais uma edição marcada pela diversidade de atividades e pela forte presença da comunidade ao longo de quatro dias dedicados às artes cênicas em Pontal do Paraná.

    Fotos: Prefeitura de Pontal do Paraná/ Clovis Santos/ Waldéria/ Guilherme

     Outras Notícias