O novo sistema de transporte coletivo de Pontal do Paraná completou dois anos neste domingo (30).
Desde a implantação do novo modelo da empresa concessionária Oceânica Sul, em 2023, o município passou por ampla reformulação no serviço, com ampliação dos horários, modernização dos veículos e adoção de ferramentas tecnológicas que elevaram a qualidade do atendimento ao público.
Em 2025, o transporte municipal passou a oferecer wi-fi em todos os ônibus, acessibilidade completa, monitoramento por GPS e câmeras de vídeo, ar-condicionado nos veículos da linha executiva, consulta de horários por aplicativo e pagamento digital.
A frota também foi totalmente renovada, sendo o ônibus mais antigo fabricado em 2023.
Comparativo 2023 x 2025
Passageiros transportados no mês de outubro: 2023 registrou 45.583 passageiros e 2025 chegou a 83.130.
Nos dias úteis, o total de horários de ida e volta passou de 23 em 2023 para 68 em 2025.
Aos sábados, subiu de 4 para 56, e aos domingos, de 4 para 34.
O sistema também passou a contar com reconhecimento facial para idosos, pessoas com necessidades especiais e estudantes, agilizando a validação de gratuidades previstas na legislação.
Linha Turismo traz mais praticidade para quem circula pelos balneários:
Além dos avanços no transporte urbano, Pontal do Paraná recebeu, em 2024, a implantação da Linha Turismo, uma alternativa de deslocamento pensada para moradores e visitantes.
A rota liga o Terminal de Embarque de Pontal do Sul a Guaraguaçu, com tarifas acessíveis ao público.
A iniciativa amplia as opções para quem deseja conhecer as áreas naturais do município ou se movimentar entre os balneários com mais conforto e previsibilidade. A lista com os novos horários estará disponível em breve.
A secretária Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Luciana Goldschmidt Costa, destacou que a medida integra ações voltadas ao crescimento do setor e à melhoria da experiência dos usuários.
“O projeto amplia as alternativas de transporte e acrescenta mais comodidade para quem deseja conhecer ou circular por Pontal do Paraná. A tarifa acessível contribui para que todos possam aproveitar”, afirmou.
A inclusão da Linha Turismo se soma ao conjunto de avanços registrados nos últimos dois anos, consolidando um sistema de transporte mais moderno, abrangente e adaptado às necessidades de quem vive ou visita Pontal do Paraná.
Fotos: PMPPR/ Moab