Pontal do Paraná foi um dos municípios contemplados na entrega de 150 ambulâncias equipadas como UTIs móveis realizada nesta quarta-feira (3) pelo Governo do Paraná.
O prefeito Rudão Gimenes esteve presente na cerimônia conduzida pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, que marcou o início da distribuição da nova frota adquirida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
A entrega integra um pacote de R$ 82,5 milhões destinados à modernização do atendimento pré-hospitalar em todas as regiões do Estado.
Nesta etapa inicial, 100 ambulâncias já foram repassadas a municípios que operam Unidades de Suporte Avançado (USA) do Samu ou que estão em expansão do serviço, além de unidades do próprio Estado. As 50 restantes serão distribuídas nos próximos dias.
Durante o evento, o governador destacou a relevância do investimento para o atendimento emergencial.
“Hoje é uma entrega histórica para o Paraná. É o maior reforço da história com UTIs móveis. Estamos entregando ambulâncias totalmente equipadas, muito mais avançadas que as convencionais, e que garantem saúde e segurança no primeiro atendimento, seja num acidente de trânsito, num infarto ou numa emergência dentro de casa. É um motivo de muita alegria”, afirmou Ratinho Junior.
Ele também destacou o avanço na capacidade de resposta das equipes. Explicou que o Samu conta atualmente com 65 ambulâncias UTI, conhecidas como ambulâncias alfa, e que a entrega das 150 novas unidades mais do que dobra a frota existente, totalizando 215 veículos destinados ao atendimento da população em todo o Estado.
Representando Pontal do Paraná, o prefeito Rudão Gimenes acompanhou a entrega e ressaltou a importância do novo veículo para o município, especialmente em períodos de grande circulação de moradores e turistas, como o Verão Maior Paraná 2025/26.
A ambulância chega equipada com ventilador mecânico, desfibrilador, monitor cardíaco, oxímetro portátil, bomba infusora, aspirador portátil, cadeira de rodas e outras tecnologias que elevam a qualidade do atendimento nas situações de urgência.
O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, explicou que a iniciativa faz parte da estratégia de descentralização da rede adotada desde 2019. Parte da frota também será destinada a hospitais do Estado, incluindo sete unidades para o Complexo do Trabalhador e 13 para a Fundação Estatal, além de veículos para hospitais universitários.
Com valor unitário de R$ 550 mil, as ambulâncias representam um avanço para os atendimentos de estabilização e suporte avançado. No Litoral, a nova frota será essencial para atender ocorrências durante a temporada, garantindo mais agilidade no socorro à população.
A nova UTI móvel entregue a Pontal do Paraná destaca a estrutura local de saúde e amplia a capacidade de atendimento emergencial no município.
Também participaram da entrega o vice-governador do Paraná, Darci Piana; o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega; o secretário das Cidades, Guto Silva; o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Marcio Nunes; o secretário do Turismo, Leonaldo Paranhos; o subchefe da Casa Civil, Lúcio Tasso; o diretor-geral da Secretaria da Saúde, Cesar Neves; o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado estadual Alexandre Curi; o líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Hussein Bakri; a vice-presidente da Comissão de Saúde Pública da Assembleia Legislativa, deputada estadual Márcia Huçulak; os deputados estaduais Soldado Adriano José, Adão Litro, Alexandre Amaro, Wilmar Reichembach, Luiz Fernando Guerra, Alisson Wandscheer, Flávia Francischini e Fábio Oliveira; e prefeitos de todas as regiões.
Fotos: PMPPR/ Clovis Santos