As discussões para implantação do Armazém da Família em Pontal do Paraná começaram no dia 27 de janeiro, em uma reunião voltada à apresentação da proposta e aos primeiros encaminhamentos. Nesta quinta-feira (19), um novo encontro deu continuidade ao planejamento, com foco nos aspectos técnicos e administrativos.
A reunião desta quinta-feira (19) foi realizada no gabinete do prefeito Rudão Gimenes, na Prefeitura de Pontal do Paraná. Durante o encontro, a equipe técnica detalhou as diretrizes do Armazém da Família, programa de Segurança Alimentar e Nutricional que oferece alimentos, produtos de higiene e limpeza com preços até 30% inferiores aos praticados no mercado convencional.
O atendimento é destinado a famílias com renda de até dois salários mínimos e inscritas no CadÚnico, mediante cadastro e aprovação. O modelo não funciona como mercado tradicional, mas como política pública voltada ao acesso a itens essenciais.
A coordenadora do projeto Armazém da Família, Alessandra Kades, ressaltou que
“O Armazém da Família é um programa social que amplia o acesso da população a alimentos e produtos essenciais por meio de critérios definidos e acompanhamento cadastral”, afirmou.
Além da apresentação técnica, foram discutidas as exigências estruturais, critérios de adesão e os procedimentos administrativos necessários para viabilizar a instalação da unidade no município.
O prefeito Rudão Gimenes também comentou a proposta.
“A ideia é trazer dignidade para que as famílias possam comprar o que quiserem, e não apenas os itens padrão de uma cesta básica. O Armazém da Família permite essa escolha dentro de uma política pública organizada”, declarou.
Após a reunião, a equipe realizou uma visita técnica ao imóvel que poderá receber a unidade.
O espaço, localizado no balneário de Ipanema, passará por reforma para adequação às exigências do programa.
Ao término do encontro, ficou definido que serão realizados estudos técnicos e encaminhamentos administrativos para dar sequência à implantação do Armazém da Família em Pontal do Paraná.
Participaram da reunião o prefeito de Pontal do Paraná e presidente da Associação dos Municípios do Litoral do Paraná (Amlipa), Rudão Gimenes; o secretário de Governo, Fábio de Oliveira; a secretária municipal da Família e Desenvolvimento Social, Kathia Salomão; o secretário municipal de Planejamento Urbano e Infraestrutura, Heitor Kayamori; as coordenadoras do projeto Armazém da Família, Alessandra Kades, Morgiana Kormann e Rosileni Cantão; o prefeito de Guaraqueçaba, Alessandro Carneiro; a secretária municipal de Assistência Social e Garantia de Direitos de Guaraqueçaba, Ingrid Truchinski dos Santos Soares; e o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Guaraqueçaba, Eurival Carlos do Nascimento Filho.
Fotos: PMPPR/ Clovis Santos