• Rodovia PR-407, Km 19, 215 - Praia de Leste
  •   0800 000 0974
  • prefeitura@pontaldoparana.pr.gov.br Telefones Úteis

  • HORÁRIO DE ATENDIMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA DAS 08H00 ÀS 12H00 E DAS 13H30 ÀS 17H00
  • x

    Pontal do Paraná aplica mais de 3 mil vacinas em um único dia

    Segunda-feira, 13 de abril de 2026

    Visualizada 10 vezes

    Dia D vacinação movimentou o município neste sábado


     

    A Prefeitura de Pontal do Paraná, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, realizou neste sábado (10) o Dia D de vacinação contra a gripe aliado à multivacinação, garantindo a aplicação de 3.002 doses ao longo do dia, sendo 2.579 contra a gripe e 423 de multivacinas.

    A ação ocorreu das 8h30 às 16h30 e mobilizou equipes de saúde em diferentes regiões do município, ampliando o acesso da população às vacinas e facilitando a atualização da carteira vacinal.

    A campanha é voltada à imunização de crianças, gestantes, adultos e idosos, seguindo as orientações do Ministério da Saúde.

    Durante o mutirão, estiveram abertas as Unidades Básicas de Saúde dos balneários Jardim Canadá, Praia de Leste, Ipanema, Shangri-lá e Pontal do Sul. Além disso, pontos itinerantes foram instalados em locais estratégicos, como o Super Rede, no Jardim Jacarandá; Supermercado Bavaresco, em Praia de Leste e Ipanema; e Supermercado Quinteto, em Shangri-lá, levando a vacinação para mais perto da população.

    Entre as vacinas disponibilizadas estiveram BCG, Hepatite B (adulto e pediátrica), Rotavírus, Pentavalente, Poliomielite, Pneumocócica 10, Meningocócica C e ACWY, Febre Amarela, Tríplice Viral, Hepatite A, DTP, DTPA (para gestantes e profissionais da saúde), Antitetânica, HPV, Covid-19, Varicela e Tetraviral.

    O dia contou com a presença do Zé Gotinha, que percorreu os balneários de Praia de Leste a Pontal do Sul, reforçando a importância da vacinação de forma leve e próxima da comunidade.

    Durante o trajeto, interagiu com as crianças, tirou fotos e levou alegria para as famílias. Criado em 1986 para incentivar a vacinação infantil, o personagem segue despertando carinho e boas lembranças em diferentes gerações.

    De acordo com a secretária municipal da Saúde, Michele Straub, a mobilização foi planejada para ampliar a cobertura vacinal no município.

    “Organizamos uma estrutura com unidades abertas e pontos itinerantes para facilitar o acesso da população. A vacinação é essencial para prevenir doenças e manter a saúde coletiva protegida”, afirmou.

     

    O prefeito Rudão Gimenes ressaltou a importância da participação da comunidade.

    “A adesão dos moradores é fundamental para o sucesso de ações como essa. Seguimos trabalhando para garantir que os serviços de saúde cheguem a todos os balneários”, destacou.

     

    A ação também contou com a presença da Guarda Municipal de Pontal do Paraná, que acompanhou as atividades ao longo do dia, contribuindo para a organização e a segurança nos pontos de atendimento.

    A Secretaria Municipal da Saúde ressalta que a vacinação segue disponível nas unidades de saúde e orienta que os moradores mantenham a carteira de vacinação em dia.

    Fotos: PMPPR/ Clovis Santos