• Rodovia PR-407, Km 19, 215 - Praia de Leste
  •   0800 000 0974
  • prefeitura@pontaldoparana.pr.gov.br Telefones Úteis

  • HORÁRIO DE ATENDIMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA DAS 08H00 ÀS 12H00 E DAS 13H30 ÀS 17H00
  • x

    Guias-correntes são foco de nova fase da revitalização da orla em Pontal do Paraná

    Sexta-feira, 13 de junho de 2025

    ÚVisualizada: 45 vezes

    Análises técnicas com participação de equipes do IAT (Instituto Água e Terra) e Paraná Projetos iniciam etapa decisiva das obras, que buscam soluções sustentáveis para os problemas de drenage


    Ouvir matéria

    Na manhã de quarta-feira (11), o município de Pontal do Paraná deu início a uma nova etapa no projeto de revitalização da orla, com a realização de análises técnicas envolvendo representantes do Instituto Água e Terra (IAT), da equipe do Paraná Projetos e técnicos da prefeitura.

    Durante a visita técnica, foram avaliados pontos essenciais, como a implantação dos guias-correntes (estruturas projetadas para controlar o fluxo de água e evitar o acúmulo em locais críticos). Construídas geralmente com rochas ou concreto, essas estruturas direcionam a corrente e facilitam o escoamento da água para o mar.

    A ausência dos guias pode provocar o fechamento das saídas naturais pela areia, comprometendo o sistema de drenagem e aumentando o risco de alagamentos.

    Além da função de drenagem, também está sendo estudada a possibilidade de que esses guias-correntes possam propiciar a formação de ondas naturais, beneficiando os atletas surfistas da região.

    A obra está na primeira fase, a qual abrange o trecho entre os balneários de Monções e Canoas. O consórcio responsável está finalizando o detalhamento do projeto básico e executivo, além dos trâmites para emissão da licença de instalação. A expectativa é que essa fase comece ainda em junho.

    O prefeito de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes, participou diretamente das conversas técnicas, reunindo-se com o engenheiro Roberto Machado, da Diretoria de Saneamento Ambiental do IAT, e com João Cassar, representante da AQUAMODELO Engenharia e Consultoria, empresa responsável pelos projetos e estudos nas áreas de recursos hídricos, engenharia costeira e meio ambiente.

    "Estamos analisando os guias de correntes e as drenagens, que nos preocupam bastante, pois influenciam na segurança e na preservação da orla. Também buscamos maneiras de proteger o meio ambiente e garantir a durabilidade das obras. Essa avaliação é fundamental para que o projeto seja realizado da melhor forma e traga benefícios para toda a comunidade." afirma o Prefeito Rudão Gimenes.

    A colaboração entre o Governo do Estado e o município, com base em conceitos da engenharia costeira, busca garantir a continuidade da revitalização da orla de Pontal do Paraná por meio do processo licitatório, enfrentando problemas históricos de drenagem e ordenamento do litoral e melhorando a infraestrutura para moradores e visitantes.

    Fotos: PMPPR: Clovis Santos

     Galeria de Fotos

     Veja Também