O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) autorizou, por unanimidade, o andamento das obras da Faixa de Infraestrutura – projeto considerado essencial para o desenvolvimento urbano, turístico e logístico da região.
A proposta prevê melhorias significativas como drenagem, saneamento, mobilidade e acesso rodoviário. O novo trecho viário também será fundamental para viabilizar a instalação de um novo porto no litoral paranaense. A expectativa é que, agora no segundo semestre de 2025, as obras tenham início, após a obtenção das licenças ambientais necessárias.
Segundo o secretário Sandro Alex, trata-se do maior projeto já anunciado para Pontal do Paraná, com impacto direto na segurança viária e na qualidade de vida da população local e dos visitantes. “Tivemos a autorização para iniciar esse projeto que conecta o município à Ilha do Mel e amplia as possibilidades de crescimento com estrutura adequada.”
O prefeito Rudão Gimenes destacou a importância da decisão: “Estamos contentes com tudo que vem acontecendo no litoral e, principalmente, com a vitória de ontem. Essa estrada vai garantir mobilidade, melhorias na drenagem e novos caminhos para o progresso de Pontal do Paraná. Com apoio do governo do Ratinho Junior, vamos tirar esse plano do papel.”
Durante a agenda no município, o secretário Sandro Alex esteve acompanhado do prefeito Rudão Gimenes, do Superintendente Geral de Articulação Regional Rodrigo Gregório, do Secretário de Governo Fabio de Oliveira, dos vereadores José Juvanete, Oséias Leal e Elinete Guimarães.
O grupo visitou as obras do Contorno da Praia de Leste e também marcou presença na etapa do Circuito Brasileiro de Bodyboarding, que está sendo realizado em Pontal do Paraná no balneário de Praia de Leste.
Além da Faixa de Infraestrutura, Pontal do Paraná também avança em outras frentes.
O binário de acesso à cidade está em andamento, com investimento de R$ 9 milhões, oferecendo mais segurança e fluidez no trânsito.
Nos próximos dias, o governador Ratinho Junior deve vir a Pontal para autorizar oficialmente a duplicação da PR-412, obra de aproximadamente R$ 300 milhões para um trecho de 15 quilômetros.
Neste ano em que Pontal do Paraná completa 30 anos, os investimentos representam um marco para o futuro da cidade.
A expectativa agora é pela continuidade dos estudos técnicos e ambientais, com foco no desenvolvimento sustentável e na valorização de todo o litoral paranaense.
Fotos: PMPPR/Clovis Santos