Nesta quarta-feira (18), o prefeito de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes, participou de uma reunião técnica no Tribunal de Contas do Estado do Paraná, em Curitiba, para discutir novos projetos voltados à gestão de resíduos sólidos urbanos, ou seja, todo o processo que envolve o lixo da cidade, desde a coleta até o destino final e também o planejamento do aterro sanitário.
A reunião foi motivada pela elaboração de novos estudos relacionados ao aterro sanitário e à gestão integrada de resíduos nos dois municípios.
A proposta busca melhorar a forma como o lixo é tratado, pensando em soluções mais organizadas, eficientes e adequadas para a realidade local.
De acordo com o prefeito, esse trabalho já está em andamento.
“Nós estamos fazendo um estudo, já iniciado, com um produto inicial voltado à destinação de resíduos e à gestão global no município, em conjunto com Matinhos”, afirmou.
Durante o encontro, a equipe também buscou orientações técnicas junto ao Tribunal, em uma etapa inicial de alinhamento.
O objetivo foi entender melhor quais caminhos devem ser seguidos, quais são os protocolos necessários e se já existem iniciativas semelhantes no Estado.
Uma avaliação inicial aponta que a proposta pode trazer um modelo ainda pouco utilizado no Paraná.
Segundo o prefeito, o projeto ainda está em fase de planejamento e construção.
“Foi uma conversa inicial para entendermos os caminhos e iniciarmos os protocolos junto ao Tribunal. É um projeto que está sendo estruturado com responsabilidade”, destacou.
Além da pauta relacionada aos resíduos sólidos, também foram discutidas ações voltadas à criação de novas redes de infraestrutura em Pontal do Paraná, com previsão de implantação nas próximas semanas.
A administração municipal deve dar continuidade ao cronograma de reuniões e tratativas técnicas, avançando na organização dos projetos e nas etapas necessárias para que as propostas possam ser colocadas em prática.
O encontro contou com a presença de representantes do Consórcio Intermunicipal para Aterro Sanitário de Pontal do Paraná e Matinhos (CIAS). Participaram o presidente do consórcio e prefeito de Pontal, Rudão Gimenes; o coordenador geral, Fábio Keps Garcia; o procurador jurídico, Allan Benkendorf; e o controlador interno, Juliano Laska.
Pelo TCE-PR, estiveram presentes o coordenador de setor, Marcus Machado, além de dois técnicos da área, que contribuíram com orientações sobre os procedimentos necessários para o andamento do projeto.
Fotos: PMPPR / Clovis Santos