• Rodovia PR-407, Km 19, 215 - Praia de Leste
  •   0800 000 0974
  • prefeitura@pontaldoparana.pr.gov.br Telefones Úteis

  • HORÁRIO DE ATENDIMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA DAS 08H00 ÀS 12H00 E DAS 13H30 ÀS 17H00
  • NOSSA CIDADE / A Cidade

    Pontal do Paraná

    Pontal do Paraná tem sua população de 30.425 habitantes, segundo estimativa do IBGE/2022. Foi criado em 20 de dezembro de 1995.

    O município foi desmembrado de Paranaguá. Fica no litoral, e a uma distância de 100 km da capital Curitiba, tendo como atividades principais o turismo, comércio, pesca e artesanato, e futuramente as atividades portuárias.

    Em volta de 1983 as tentativas de emancipação já comaçavam a ser tentadas, então chamado de ′′Praias de Paranaguá´, depois de varias tentativas, a realidade. Então que em 1995, uma grande mobilização foi realizada, onde houve a aprovação popular através de plebiscito, resultando na Lei que veio emancipar o Município, nomeado de Pontal do Paraná.

    Então em 1997, houve a primeira eleição para prefeito e vereadoes, que foram eleitos o primeiro Prefeito do Município, Dr. Hélio Gaissler de Queiroz, e seu vice, José Antônio da Silva e os vereadores Benedito Ferreira, Donizete Feronimo de Oliveira, Edson Augusto Batista Salguiro, Conrado Gonsalves Pinto Filho, Gino Fernando Ronahak, Odair Serafim do Nascimento, Lorival Rocha Mantovani, Fernando Luiz Seren e Murilo Bittencourt de Camargo Sobrinho. Foram desenvolvidos diversos trabalhos,em especial no legislativo com a criação da Lei Orgânica do Município em dezembro de 1997, e tantas outras leis importantes.

    Já no dia 1 de Outubro de 2000, o então vice-prefeito, o Sr. José Antônio da Silva, foi eleito prefeito,tomando posse em 1 de Janeiro de 2001.As eleições de Outubro de 2004, o Sr. Rudisney Gimenes então foi eleito,com o vice o Sr. Izair Marcelino da Veiga,conhecido como Lico,tomando posse em 1 de Janeiro de 2005.Nas eleições de 2008,Rudisney Gimenes foi reeleito, com outro vice, Rubens Marcelino da Veiga, conhecido como Rubinho. Em 2013, foi eleito Edgar Rossi, e em 2016 foi eleito Marcos Fioravanti, e em 2021 atual gestão foi eleita, o então prefeito Rudisney Gimenes Filho (Rudão Gimenes) com a vice prefeita Praticia Millo Marcomini.

    A economia está sendo baseada nas atividades relacionadas ao turismo, que emprega a maioria da população fixa e atrai milhares pessoas de todos os cantos do país, durante a temporada de verão, que é organizada pelo governo do estado, em parceria com a prefeitura, com barracas de entretenimento nos balneários de Shangri-lá e Ipanema,no período que compreende os meses de dezembro a março.

    Nos meses restantes, a economia caracteriza-se pela pesca e eventos como a Festa da Tainha, Festa do Camarão, Camacho (festa do camarão e do chope),Festival do Caranguejo, Festa de São José, padroeiro do municipio, encontro de trilheiros e muitas outras opções.

    Porém, já na parte geográfica, Pontal do Paraná fica na planície costeira de Praia de Leste, feito por um relevo bastante suave e de baixa altitude, que recebeu o nome de restinga.

    O período mais chuvoso é o verão, tendo o mês de fevereiro o que apresenta maior quantidade de chuva (350mm) e o período mais seco, o inverno a quantidade de chuva é de 100mm, sendo a quantidade média anual do Município está em torno de 2 000 mm.

    O município tem suas divisas ao Sul com o município de Matinhos, a Oeste com o Município de Paranaguá e a leste e norte é banhado pelo Oceano Atlântico, sendo a norte pela baía de Paranaguá.

    O Paraná tem 50 km de extensão em praias, das quais 23 km se encontram em Pontal do Paraná, tornando o município totalmente voltado às atividades praianas. Tem 48 Balneários,como as badaladas Praia de Leste e Ipanema, a tranquila Shangri-lá e o balneário de Pontal do Sul,que é o principal ponto de partida para Ilha do Mel.
    Além disso, pode contar com seus balneários com total qualidade de balneabilidade.