• Rodovia PR-407, Km 19, 215 - Praia de Leste
  •   0800 000 0974
  • prefeitura@pontaldoparana.pr.gov.br Telefones Úteis

  • HORÁRIO DE ATENDIMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA DAS 08H00 ÀS 12H00 E DAS 13H30 ÀS 17H00
  • Prefeitura realiza grande Ação Itinerante social com todas as secretarias municipais na Comunidade da Figueira

    Sábado, 16 de outubro de 2021

    Última Modificação: 16/10/2021 13:28:01 | Visualizada 1062 vezes


    Ouvir matéria

    Sábado na Comunidade de Figueira, em Shangrilá, em Pontal do Paraná de muito serviço. O Programa Saúde em Ação ganhou corpo e ampliou-se para uma Prefeitura Itinerante, uma ação integrada com todas s secretarias municipais, aliando saúde para a comunidade local, informações, exames de doenças sexualmente transmissíveis, exames de Covid 19, testes de Tuberculose, visitas domiciliares, agendamento de exames diversos e muitas outras orientações da área da Saúde. A ação tem a parceria com estudantes da Pontifícia Universidade Católica (PUC) pela terceira vez, com estudantes de odontologia e enfermagem.

     

    O prefeito Rudão Gimenes, a vice-prefeita Patrícia Marcomini e todas as secretarias municipais estiveram presentes e todas as tendas estavam ofertando serviços à população. Vereadores também passaram na ação e conversaram com a comunidade. A Presidente da Câmara Nega Borges, Marcelo da saúde e Elinete Rocha.  

     

    Algumas ações ofertadas neste sábado para a Comunidade da Figueira:

     

    A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento econômico participou com agendamento de Carteira de Identidade; divulgação de Vagas de Emprego; - Pré-inscrições para futuros cursos-Crédito P.F e P.J. através da Fomento Paraná; - PAV Programa de Atendimento Virtual-CPF, (Receita Federal).

     

    O SAM - Serviço de Atendimento aos munícipes. Já a Secretaria Municipal de Segurança

    Apresentou Equipamentos da Guarda Civil Municipal (G.C. M), orientou a comunidade sobre os serviços. Os serviços realizados pelo DETRAN também foram divulgados.

     

    Já a Assistência Social participou fazendo Cadastro Único; informações de benefícios eventuais; levantamento da necessidade de cursos e Informações sobre título de eleitor.

    Secretaria Municipal de Finanças levou orientações sobre diversos assuntos do Departamento.

     

    A Assistência Jurídica do Município também presente na Ação Itinerante realizou orientações da vara de família (Pensão alimentícia entre outras dezenas de serviços).

     

    A Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou cadastramento para castração de animais, protocolo para podas de árvores entre outros.

     

    A Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância Sanitária com testes de Covid, sífilis, tuberculose e hepatite. Visitação nas casas da comunidade e orientação sobre Dengue, saúde bucal. Além de bióloga informando sobre descarte do lixo e cuidado com animais.

     

    A Secretaria Municipal de Educação fez verificação lista de espera dos CMEIs; educação em tempo integral; orientações gerais sobre Educação, retorno das aulas e Kit alimentação.

     

    O Provopar divulgou o curso de artesanato; ensinaram os trabalhos de crochê no retalho, boneca de pano e tapete de retalho.

    Já a Secretaria Municipal de Esportes divulgou e ensinou a prática de Tiro com Arco. Fez também a divulgação das 27 escolinhas de esportes e orientou á comunidade sobre a importância do esporte na vida dos jovens.

     

    A Secretaria Municipal de Obras Públicas recebeu solicitações de manutenções urbanas: troca de lâmpadas, manutenção viária, troca de manilhas, retirada de entulhos.

     

    A secretaria Municipal de Urbanismo falou com a população local sobre o Plano de Regularização Fundiária da Comunidade. O Secretário Municipal de Planejamento falou do serviço que estão fazendo nesta comunidade.  “Nós fizemos visitas em todas as residências para dar sequencia ao trabalho de regularização fundiária para esta comunidade dar uma melhoria de qualidade de vida para a população. Foram duas semanas realizando o levantamento do número de casas e conversando com os moradores”.  Detalhou Heitor Kayamori.

     

    A Secretária Municipal de Saúde Carmem Moura também relatou a ação. “Várias ações na área da saúde foram aqui realizadas. Orientações, avaliações, exames e as equipes de saúde com a parceria da PUC, através de acadêmicos e também equipe do SESC. Alguns passaram por triagem e encaminhados para atendimento odontológico do OdontoSesc”.

     

    A vice-prefeita Patrícia Marcomini falou da Ação Itinerante. “Uma ação muito importante para esta comunidade da Figueira. Integração de serviços e orientações, além de brincadeiras para as crianças da comunidade”.

     

    O prefeito Rudão Gimenes fez um balanço da grande ação itinerante. “A prefeitura vindo aqui nesta comunidade, trazendo diversos serviços para a população local, serviços de saúde diversos, com exames a prefeitura itinerante e vir ate as comunidades e tínhamos no plano de governo e vamos aumentar estas ações e trazer muito mais serviços à população. Queremos realizar mais saúde, planejamento, obras e todos os demais serviços à população.

     

    As ações da área da Saúde darão continuidade no período da tarde com as visitas domiciliares na comunidade.

     

    Rafaela Takiguchi

    Fotos: Cesar Ramires

     

     

     

     Veja Também