• Rodovia PR-407, Km 19, 215 - Praia de Leste
  •   0800 000 0974
  • prefeitura@pontaldoparana.pr.gov.br Telefones Úteis

  • HORÁRIO DE ATENDIMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA DAS 08H00 ÀS 12H00 E DAS 13H30 ÀS 17H00
  • Aplicativo Dados do Bem agiliza casos de Covid e testes de detecção da doença

    Quarta-feira, 17 de novembro de 2021

    Última Modificação: 17/11/2021 20:42:31 | Visualizada 345 vezes


    Ouvir matéria

    Nesta manhã de quarta-feira (17) de novembro, aconteceu no Pronto Atendimento de Praia de Leste o lançamento do aplicativo Dados do Bem. O app que estará disponível amanhã, 18 de novembro e serve para auxiliar no diagnóstico, rastreio e monitoramento dos casos de Covid e facilitar a entrega dos resultados. O aplicativo terá uma forma mais assertiva, acompanhamento casos suspeitos e diagnosticados com Covid-19.

    Participaram do lançamento do aplicativo a Secretária Municipal de Saúde Carmen Moura, a Secretária de Saegurança Pública Any Messina, vice-prefeita Patricia Marcomini, a Procuradora do Município, Vergínia Pedroso, representado a Câmara de Vereadores, o vereador Paulo Parada e a vereadora Elinete Rocha, além de servidores da área da saúde. Por vídeo chamada, participou o Coordenador do Dados do Bem, Jorge Henrique.

    Dados do Bem

    O app é gratuito e disponível nas lojas virtuais App Store e Google Play e tem a parceria do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino com a prefeitura, e o Instituto Molecular do Paraná (IBMP) para disponibilizar de forma rápida o agendamento de exames e resultados. Atualmente os exames estão disponíveis para todos os casos em que há indicação por meio do agendamento pelo telefone, agora será ainda mais fácil a avaliação e o agendamento, bem como a entrega dos resultados.

    Juntamente com os Dados do Bem, o município firmou uma parceria com o IBMP e Secretaria de Estado da Saúde (SESA), permitindo ampliar a capacidade de testagem da Covid com testes do tipo RT-PCR na cidade, fazendo com que os resultados estejam disponíveis em cerca de 24h.

    O Coordenador do aplicativo, Jorge Henrique falou sobre os benefícios. “Vamos começar com testes PCR com uma operacionalização simples, com mutas facilidades e os resultados provém da parte do app. O acesso gerencial será repassado para a secretária que terá todo o controle, como notificações e agendamentos”. Ressaltou.

    O aplicativo é fácil de usar, basta fazer o download e se cadastrar. Informar nome, endereço, CPF e localização. O App foi desenvolvido pelo Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino, em parceria com a Zoox Smart Data, e doada para auxiliar no combate ao novo coronavírus.

     Após dados informados, o usuário responde algumas perguntas de autoavaliação, mesmo que não apresente nenhum sintoma da Covid-19. A partir daí, o app indicará se o cidadão deverá ou não fazer o teste. Se for necessário, o cidadão receberá um QRCode no celular, que dá o direito a realizar o teste. Dirige-se ao posto de coleta e apresenta o código recebido. 

    A Secretária de Saúde explica a facilidade de se utilizar o aplicativo. “O aplicativo veio para agregar, juntamente com o serviço de atendimento aos casos de Covid já prestados nas Unidades de Saúde e também o 0800 que há bastante tempo está sendo utilizado. Temos mecanismos de fazer a inserção das pessoas na coleta. O aplicativo será para facilitar a disponibilização do resultado”. Definiu Moura.

    A vice-prefeita também falou desta tecnologia em saúde. “Este aplicativo vem num momento certo, na temporada onde aumenta muito a população no nosso município. Ele tem um geo-diferencial . Queremos levar estas políticas públicas e continua o monitoramento pelo PA. Teremos um resultado mais rápido e vamos fazer uma saúde melhor”. Finalizou Marcomini.

     Vale ressaltar que o aplicativo não utiliza os dados móveis dos celulares. Mesmo que o usuário não esteja conectado a uma rede wi-fi, não será cobrado do pacote de dados.  

     O telefone 0800 885 8421 continua realizando os atendimentos sob Covid 19, da mesma forma as unidades de Pronto Atendimento seguem atendendo casos confirmados e suspeitos.

    Rafaela Takiguchi

    Fotos: Amanda Gouveia

     Galeria de Fotos

     Veja Também