• Rodovia PR-407, Km 19, 215 - Praia de Leste
  •   0800 000 0974
  • prefeitura@pontaldoparana.pr.gov.br Telefones Úteis

  • HORÁRIO DE ATENDIMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA DAS 08H00 ÀS 12H00 E DAS 13H30 ÀS 17H00
  • PONTAL DO PARANÁ REALIZA CAMINHADA INTERNACIONAL DA NATUREZA

    Domingo, 24 de abril de 2022

    Última Modificação: 03/05/2022 15:12:46 | Visualizada 97 vezes


    Ouvir matéria

    Aconteceu hoje (24/04/22), a Caminhada Internacional na Natureza, Circuito Brisa do Mar, em Pontal do Paraná.

    O evento é organizado pela prefeitura municipal de Pontal do Paraná em parceria IVV, Anda Brasil e o IDR, uma rede de cooperação voltada à exploração sustentável dos recursos turísticos de um município, envolvendo o poder público e o trade turístico local, presente em todos os estados da nação.

    O percurso começou no balneário Santa Terezinha foi até a passarela e mirante de Ipanema e retornou pelas trilhas e dunas na região do Moitinha, terminando no ponto de partida. O trajeto teve 10 km de distância, com quatro pontos de apoio, onde os participantes ganharam água e um carimbo de confirmação de passagem em seu crachá.

    O Circuito Brisa do Mar recebeu este nome porque os participantes passaram por um trecho na beira da praia em vários balneários. O trajeto passou também por um terreno onde existe um pequeno memorial e uma capela, que puderam ser visitados, além de belíssimas trilhas pela mata.

    Para o evento todas as medidas contra a Covid-19 foram tomadas pelos organizadores, quem participou precisava obrigatoriamente estar com a vacina em dia.

    Grupos de várias localidades do estado estiveram presentes, como o “Pé na Estrada”, que trouxe participantes de Curitiba e o “Trilhas e Morros” de São José dos Pinhais, além do grupo pontalense "Papa Léguas".

    Alda Maria de Souza, aposentada, que faz parte do grupo de caminhadas “Pé na Estrada”, veio de Curitiba para participar do evento e ficou muito satisfeita. “Nós combinamos entre a gente onde iremos participar das caminhadas. Já estávamos com saudade, pois nos últimos 2 anos não houveram caminhadas devido a pandemia. Retomamos nessa aqui de Pontal, uma trilha linda pela beira da praia e com paisagens maravilhosas. A prefeitura está de parabéns pela organização, foi tudo perfeito”.

    A guia de turismo Leoni Jastiu Sauter veio de São José dos Pinhais com o grupo “Trilhas e Morros” para participar da caminhada. “Iniciativa bem interessante do Ecoboking e da prefeitura de Pontal. As pessoas precisam sair de casa, ficamos fechados muito tempo devido a pandemia, nada melhor que esse contato com a natureza e quando alguém toma a frente melhor ainda”!

    A comunidade local também teve grande participação, Iris Cristina Santos, administradora, moradora da Praia de Leste conta que trouxe a sua mãe Denize Purkott, professora, do balneário Solimar (de Matinhos) e sua filha Amanda Kaviski, estudante, de Curitiba. As três já participaram de várias caminhadas do Ecobooking e gostaram do evento: “Foi tudo muito bem planejado, a sinalização, os pontos de parada, organizados, com água, sensacional a trilha, amamos todo o percurso”.

    O secretário de turismo Gilberto Keserle, relatou que este evento já acontece há muito tempo em Pontal do Paraná e faz parte dos circuitos das caminhadas internacionais da natureza. Este evento era para ter sido realizado em março, mas foi cancelado pelo excesso de chuva. “Pelo que observamos o evento foi bem aceito pelos participantes. Teremos ainda quatro ou cinco circuitos iguais a esse ainda este ano”.

    A prefeitura de Pontal do Paraná autorizou que vários comerciantes locais, montassem suas barracas próximas ao local do evento. São os mesmos que trabalham na já famosa “Feira da Lua”.

    O evento contou com a presença da Guarda Municipal de Pontal do Paraná durante o percurso dos caminhantes.

    Em meio a caminhada tivemos até uma mascote, a Mel, uma cachorrinha super extrovertida, que fez o percurso todo com seus donos, chamando a “au”tenção de todos pela trilha.

    #caminhadaspontal

    #pontalparticipa

    #pontaldoparana

    #litoraldoparana

     Veja Também