• Rodovia PR-407, Km 19, 215 - Praia de Leste
  •   0800 000 0974
  • prefeitura@pontaldoparana.pr.gov.br Telefones Úteis

  • HORÁRIO DE ATENDIMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA DAS 08H00 ÀS 12H00 E DAS 13H30 ÀS 17H00
  • FÓRUM ABRIL LARANJA REÚNE AS PRINCIPAIS LIDERANÇAS DE PROTEÇÃO ANIMAL EM PONTAL DO PARANÁ

    Terça-feira, 26 de abril de 2022

    Última Modificação: 03/05/2022 15:42:58 | Visualizada 96 vezes


    Ouvir matéria

    Aconteceu ontem (25/04/22) o Fórum Abril Laranja, que reuniu as principais lideranças da Rede de Proteção Animal de Pontal do Paraná. Ela tem como finalidade promover a articulação entre as diversas esferas do município, instituições públicas e privadas, movimentos populares e a sociedade civil organizada em busca de melhores condições de vida para a fauna presente no município. Inicialmente, aparece como uma ferramenta para conhecimento e informações de como agir em determinadas situações, bem como o entendimento de qual órgão acionar para resolução do problema e promover a colaboração entre as partes.

    Surge com o objetivo principal de desenvolver medidas de proteção ambiental e controle populacional de animais, a fim de alcançar o equilíbrio ambiental e uma convivência harmoniosa com os munícipes. Ainda, busca orientar a população sobre guarda/posse responsável de animais e conteúdos sobre cuidados, combate aos maus tratos e abandono.

    Estiveram presentes ao evento: o Prefeito Municipal de Pontal do Paraná Rudão Gimenes, o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Jackson Cesar Bassfeld, a Secretaria de Segurança Pública, Any de Oliveira Brasil Messina, o delegado da DPMA (Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente) de Curitiba Matheus Laiola, o investigador Rodrigo Sassi Martins, representando a delegacia de Polícia Civil de Pontal do Paraná, o coordenador do Projeto Ajudei, Aurélio Aguiar, o gerente de Marketing da Carzenne (Billy Dog), Sérgio H. Friesen e mais de 25 cuidadoras de animais.

    Além de representantes da Associação de Moradores de Pontal do Paraná, da AMPEC (Associação das Micros e Pequenas Empresas de Pontal do Paraná) e da Aciapar (Associação Comercial Industrial e Agrícola de Pontal do Paraná).

    Na ocasião foram doados kits de rações da marca Billy Dog, nova parceira da causa animal de Pontal do Paraná, que está doando 300 Kg de rações mensalmente para a prefeitura distribuir entre os protetores cadastrados. E foram distribuídas também camas para cães e gatos feitas com pneus reciclados, produzidas por Ismael Gervazi (Maeco), funcionário da Câmara Municipal de Pontal do Paraná.

    Segundo o prefeito Rudão, a prefeitura possuía algumas ações esparsas em relação a causa animal e sua gestão está criando melhores condições para este assunto tão importante para nosso município: “Criamos a rede de proteção, fortalecemos as ações que já existiam dentro da prefeitura, fizemos a integração entre a sociedade civil, a prefeitura e as outras instituições para poder fazer com que a causa animal seja melhor assistida por toda a sociedade e principalmente os animais, que serão os grandes beneficiados com essa ação. O evento de hoje é para poder fazer a conscientização da causa animal com o mês destinado a ela: o “Abril Laranja”. Trouxemos parcerias com o setor privado como as doações de rações para as cuidadoras, assinamos a proposta de lei que vai ser encaminhada a Câmara Municipal, para sanções administrativas, criando a política municipal da rede de proteção animal, multas para maus tratos, definindo a questão da criação, banco de ração e toda política municipal que nós não tínhamos a esse respeito.

    Trouxemos o delegado Matheus Laiola, um expert na área, que atua de maneira grandiosa na causa animal para poder integrar a sociedade aqui de Pontal do Paraná”.

    Já o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Jackson Cesar Bassfeld disse que o evento visou o fortalecimento da rede de proteção animal de Pontal do Paraná. “Tivemos um ato solene para assinatura do requisito legal, que viabiliza a estrutura e o funcionamento da rede em nosso município, deixando bem claro que não se trata apenas dos cães, mas também de felinos, equinos, animais silvestres e toda uma política em relação a causa animal do nosso município.

    Isso foi uma proposta da campanha do prefeito Rudão e da vice Patricia e estamos cumprindo aquilo que foi proposto. Fazendo valer aquilo que foi objeto de campanha”.

    A Secretaria de Segurança Pública Any de Oliveira Brasil Messina conta que este evento foi um marco histórico para o nosso município, segundo ela um trabalho conjunto: “Eu costumo dizer que é um trabalho de engrenagens, no momento que falta uma peça o trabalho não consegue ser concretizado. Foi de suma importância a participação de todos neste evento para trazer para cada peça desse conjunto o que ela precisa.

    Nós como policiais esbarramos muito na questão dos maus tratos, como poderemos abrigar os animais, dar uma vida digna a eles? Em contrapartida está o poder público, estão os protetores. Hoje Pontal do Paraná está muito à frente na questão de cuidados, sensibilidade e carinho com a nossa fauna”.

    O delegado Matheus Laiola, palestrante da noite, ressaltou a necessidade desta interatividade: “Quando falamos na proteção animal e de compartilhar experiência, nós da delegacia só conseguimos fazer a parte de responsabilidade criminal, prender a pessoa, mas e o animal que está lá a ser resgatado? Nós precisamos do poder público municipal e principalmente sabemos que a responsabilidade sempre recai sobre as protetoras, pois o poder público não dá conta da demanda. Aí é que surge o papel delas.

    Em eventos como este buscamos transmitir o nosso dia-a-dia, trocar experiência, espero que consigamos passar algum conhecimento para os protetores, para cada vez mais darmos dignidade aos animais”.

    Sonia do Amaral Schneider, personalidade engajada com as causas animais de Pontal do Paraná também acha muito importante as políticas públicas voltadas para os animais: “Pontal do Paraná é um município bem representado por protetoras, que lideram este trabalho, incrível e voluntário. E o prefeito está de parabéns, pois ele cumpriu a promessa de campanha. Este evento foi muito benéfico para chamar à atenção da população e dos representantes aqui do município, pois é uma causa nobre, que precisa de mais atenção e respeito e que tem que ser levada muito a sério”.

    Angela Cristina, protetora independente, disse que para eles (protetores) esta troca de informações é ótima: “Muitas pessoas tem uma visão completamente diferente do protetor. Qualquer um pode ser protetor (pessoal), da sua rua por exemplo, ajudando um animal. Aqui no litoral, eles acham que tem pessoas específicas que fazem isso, não tem pessoas que ajudem, cada um é com recursos próprios, a gente sofre muito com maus tratos, as pessoas prendem animais em corrente, em lugar muito pequeno. Esse evento vai nos ajudar bastante, porque ele vai focar nessa causa dos maus tratos. Canil de fundo de quintal, que a pessoa tem uma cadela e coloca para criar sem recursos e depois os animais acabam morrendo de desidratação por falta destes recursos.

    Foi um evento ótimo até para nos conhecermos pessoalmente, pois tem muita gente que nós conhecemos somente pelas redes sociais”.

    QUER COLABORAR COM A CAUSA ANIMAL?

    Então faça uma doação para o Banco de Rações da Prefeitura Municipal de Pontal do Paraná. Elas serão distribuídas entre as cuidadoras cadastradas.

    Ligue para: (41) 3455 96 43

     Galeria de Fotos

     Veja Também