• Rodovia PR-407, Km 19, 215 - Praia de Leste
  •   0800 000 0974
  • prefeitura@pontaldoparana.pr.gov.br Telefones Úteis

  • HORÁRIO DE ATENDIMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA DAS 08H00 ÀS 12H00 E DAS 13H30 ÀS 17H00
  • FISICULTURISTA PONTALENSE PARTICIPARÁ DE IMPORTANTE CAMPEONATO NESTE FIM DE SEMANA

    Sexta-feira, 27 de maio de 2022

    Última Modificação: 11/06/2022 17:22:09 | Visualizada 210 vezes

    Luiz Michelin Junior - Imprensa


    Ouvir matéria

    Acontecerá neste final de semana (28 e 29/05/22) em Camboriú-SC o Eduardo Correa Classic, um dos mais importantes campeonatos de fisiculturismo do Brasil.

     

    Quem participa deste campeonato faz parte da NPC (National Physique Comitttee – Comitê Nacional de Fisiculturismo), a maior organização de fisiculturismo amador dos Estados Unidos e da IFBB (Federação Internacional de Fisiculturismo & Fitness).

     

    Pontal do Paraná será representada pela Fisiculturista Patricia Costa, vice-campeã sulamericana, que agora disputa mais uma medalha e uma qualificação para outro campeonato de nível internacional.

     

    Em entrevista exclusiva para o setor de Imprensa da Prefeitura Municipal de Pontal do Paraná a atleta contou que ela era da NABBA (National Amateur Body-Builders Association - Associação Nacional de Fisiculturistas Amadores), onde fazia parte da categoria Sport Model, que lhe rendeu o título de vice-campeã Sulamericana em São Paulo.

     

    Recentemente ela subiu de nível para a categoria Wellness da NPC, destinada a mulheres que desejam um volume muscular consideravelmente maior que a categoria “Bikini Fitness”. O jogo de proporcionalidade entre membros superiores e inferiores, deve ser um pouco desproporcional. Deste modo, priorizando a musculatura das pernas.

     

    Critérios avaliados:

    Avaliação da simetria entre os lados, beleza facial e do penteado, condições do corpo e pele e capacidade da atleta apresentar-se para a plateia e avaliadores.

     

    Vestimenta: Biquínis e salto-altos.

     

    Patricia disputará a categoria Master, a partir dos 35 anos de idade e está bastante confiante: “Temos treinado forte e espero trazer medalha deste campeonato. Ele é qualificatório para o Muscle Contest Classic Paraná (nível nacional), que acontecerá em Curitiba e classifica para o Mister Olympia Amador e para o Arnold Classic, os dois maiores campeonatos de fisiculturismo do mundo. Não foi fácil chegar até aqui tive que ter muita disciplina, foco, persistência e constância. O conselho que dou a todos é que não desistam dos seus objetivos. Perder peso não é fácil, seguir dieta muito menos, mas com força de vontade tudo dá certo”.

     

    Ela treina a parte aeróbica e seu mindset na DK Performance Coach e a musculação na Academia Legion (ambas em Pontal do Paraná).

     

    O treinador da atleta, Douglas Vasconcelos, ressaltou a importância do empenho dela para o torneio: “Nós estamos nos preparando há algum tempo, nas últimas 12 semanas intensificamos os treinos, no que chamamos de Pré-Contest que é um momento onde o fisiculturista faz uma dieta bastante regrada para chegar com o “shape” (corpo) ideal. Essa dieta se divide em algumas etapas até se alcançar o resultado desejado para o atleta. Estamos gostando muito do resultado, ela já conseguiu um terceiro lugar e o vice-campeonato sulamericano. E agora nós visamos o pódio”.

     

    Kelly Stati, mentora da fisiculturista e especialista em Mindset comentou sobre o preparo da atleta: “Mindset é uma palavra em inglês que significa “mentalidade” ou “configuração mental”. É a forma como uma pessoa pensa e encara os desafios da vida. Assim, ele determina de que forma reagimos diante das mais diversas situações que nos acontecem no dia a dia, sejam elas favoráveis ou não. Nós utilizamos esse método para corrigir comportamentos que impedem o desenvolvimento pessoal ou profissional, é necessário, antes de mais nada, rever a forma de pensar. Ou seja: mudar comportamentos. E isso a Patricia conseguiu com muito sucesso, focando em seus treinos, em melhor forma e ótima saúde”.

     

    Uma história de Superação:

     

    A atleta Patricia Costa, tem 49 anos e é fisiculturista há apenas 2 anos. Ela conta que perdeu mais de 20 Kg (como você pode ver nas fotos do antes e depois), desde que começou a focar nos treinos e em sua alimentação. E isso virou uma rotina na sua vida. Em uma conversa informal com a sua mentora e seu treinador surgiu a ideia do fisiculturismo, os treinos se intensificaram e ela começou a ganhar medalhas.

     

    Em março de 2020 ela participou do primeiro campeonato que foi o Troféu Larissa Cunha em Curitiba na categoria Sport Model, foi classificada para o Mr. Blumenau que ocorreu em novembro de 2020, em seguida sagrou-se vice-campeã Sulamericana, passando ao Top 2 da sua categoria. Nessa preparação seu shape já ía além de sua categoria, então seu treinador resolveu lhe mudar para a categoria Wellness, que é a categoria atual onde ela disputará o torneio neste fim de semana.

     

    A atleta, seu treinador e sua Mindset reuniram-se com o Secretário de Esportes, Cultura, Lazer e Juventude de Pontal do Paraná no gabinete da Prefeitura. O Secretário elogiou todo o esforço da equipe e da Patricia, desejando-os boa sorte no torneio e que ela traga ainda mais medalhas para Pontal.

     

    O torneio será transmitido ao vivo, no domingo (29/05) pelo Youtube no endereço abaixo, não perca!

     

    https://youtu.be/nr7Go9_YkH0

     

     Veja Também