• Rodovia PR-407, Km 19, 215 - Praia de Leste
  •   0800 000 0974
  • prefeitura@pontaldoparana.pr.gov.br Telefones Úteis

  • HORÁRIO DE ATENDIMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA DAS 08H00 ÀS 12H00 E DAS 13H30 ÀS 17H00
  • OFICINEIROS DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO RECEBEM CURSO DE CAPACITAÇÃO

    Segunda-feira, 11 de julho de 2022

    Última Modificação: 11/07/2022 21:18:49 | Visualizada 175 vezes

    Luiz Michelin Junior - Imprensa


    Ouvir matéria

    Iniciou-se hoje (11/07/22) o curso de capacitação para todos os oficineiros (profissionais especialistas em oficinas educativas) da SMED (Secretaria Municipal de Educação), que terá a duração de duas semanas, terminando dia 22/07/22.

     

    Os oficineiros da Secretaria Municipal de Educação são profissionais contratados pelo município para serem auxiliares dos professores, pedagogos e diretores dos CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil) e das escolas municipais.

     

    Eles auxiliam os professores nas salas de aulas na parte pedagógica e a alfabetizar, ensinar a ler, escrever, avaliar e corrigir por exemplo. Também trabalham em contraturno, ou seja, o professor trabalha pela manhã os elementos prioritários e a tarde os oficineiros entram em ação com suas habilidades de manuseio, meio ambiente, reciclagem, artes, danças, artes marciais, pinturas, desenhos, entre muitas outras atividades, dando aos alunos a oportunidade de desenvolver algumas habilidades, sendo um profissional de grande valia não só para o professor, como para escola como um todo.

     

    A Diretora pedagógica do ensino fundamental da Secretaria Municipal de Educação, Maria Wandelcy Bim Rodrigues, conta como e porque eles foram contratados: “Quando nossa gestão assumiu fomos fazer uma visita nas escolas e vimos a dificuldade que os professores tinham, principalmente no pós-pandemia, pois os alunos perderam um pouco seus valores, eles não sabem mais fazer uma fila ou bater em uma porta e pedir licença para o professor. Para o pedagogo, o diretor e os professores ficarem o dia todo corrigindo isso perde-se muito tempo. Então designou-se também aos oficineiros fazerem este trabalho. Vemos que os oficineiros tem sido de suma importância para o trabalho da educação.

     

    Mas nós sabemos que quase todos são iniciantes, muito jovens, ainda não tem muita experiência com os professores, os alunos e precisam de didática. Por isso nós sentimos a necessidade de fazermos nestas duas semanas este treinamento e esta troca de ideias, para também sabermos onde podemos melhorarmos. Muitas vezes eles chegam na escola e pegam o barco andando, o diretor., os pedagogos, os professores não tem tempo de ensinar. O início sempre é difícil, em qualquer área. Muitos ainda não têm espírito de liderança. Então neste momento queremos ouvi-los também, avaliar quais são as dificuldades que eles têm. Vamos fornecer também um certificado desses horários, que será muito importante para a vida profissional deles, para uma progressão, uma promoção, que vai fazê-los crescerem”.

     

    O Prefeito Municipal de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes, abriu as atividades didáticas dos oficineiros, pediu que todos se apresentassem e completou em seu discurso: “Nós vemos que as aulas dos oficineiros são um apoio que vocês dão para as escolas, precisamos fazer alguns ajustes, alinhar e harmonizar junto a Secretaria de Educação, junto as escolas, pois chegam muitas demandas dos diretores. Essa capacitação é para isso, para poder afinar as arestas, dar uma capacitação diferenciada para vocês e fazer com que o grupo tanto dos professores, como da SMED trabalhem em harmonia com os oficineiros. A gente utilizou esta ferramenta de terceirização através dos oficineiros no começo do ano, muito acelerado porque precisávamos ajustar as questões dos apoios as salas de aula.

     

    Quando começou o ano letivo não deu tempo de ter esse bate-papo, de nos conhecermos melhor, de trocar essas experiências que são tão importantes para podermos mostrar qual é a linha de trabalho. Foi neste momento que Secretaria de Educação partiu com essa ideia de fazermos neste período de recesso escolar, essa discussão, este debate, queremos que vocês também tragam as dificuldades que vocês veem dentro das salas de aulas, das escolas e nós possamos dialogar. Com um time bem estruturado e afinado podemos trabalhar de uma forma muito melhor”.

     

    A Secretaria de Educação, Renata Marinho, incentivou os oficineiros e contou um pouco de sua história: “Quantos anos nós não fazíamos isso, de estar num grupo e se apresentar. Bem, eu sou a professora Renata e estou Secretaria de Educação, tenho 24 anos de profissão, alguns aqui já foram meus alunos, vejo nos olhos de cada um uma esperança, uma curiosidade, uma vontade de fazer que eu já tive um dia. Vejo também que em breve terei muitos colegas de trabalho saindo daqui, que também serão concursados, que já iniciaram como oficineiros ou estagiários uma trilha em prol da melhor educação para Pontal do Paraná.

     

    A nossa preocupação em chamá-los foi obviamente conhecê-los, mas especialmente ouvi-los porque sabemos que as dificuldades são muitas e todos precisamos conversar. Nós sabemos que vocês também devem ter seus relatos e seus testemunhos para nos passar e acho que quando converge as duas coisas a educação, a nossa criança, só tem a ganhar. Eu terei com vocês em vários dias destas capacitações”.

     Galeria de Fotos

     Veja Também