• Rodovia PR-407, Km 19, 215 - Praia de Leste
  •   0800 000 0974
  • prefeitura@pontaldoparana.pr.gov.br Telefones Úteis

  • HORÁRIO DE ATENDIMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA DAS 08H00 ÀS 12H00 E DAS 13H30 ÀS 17H00
  • AMCORESPP RECEBE PRÊMIO AMBIENTAL DE NÍVEL NACIONAL

    Segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

    Última Modificação: 14/02/2023 08:20:02 | Visualizada 119 vezes

    Luiz Michelin Junior - Imprensa


    Ouvir matéria

    A Amcorespp – Associação Municipal dos Coletores de Resíduos Sólidos de Pontal do Paraná participa desde 2021 de um projeto chamado “Reciclaixinha”, que foi iniciado em 2021 com 15 catadores autônomos, sendo bonificados de acordo com o volume coletado de embalagens longa vida.

     

    Em 2022 o projeto foi expandido e cerca de 30 carrinheiros passaram a serem bonificados.

     

    Somente no ano passado (2022) foram comercializadas 27 toneladas de embalagens longa vida, graças a estas coletas dos carrinheiros autônomos (cadastrados pela Amcorespp) esse material não foi para o aterro sanitário e sim para a indústria recicladora. Lembrando que 1 Kg de caixinhas são 36 unidades delas.Ou seja, estas 27 toneladas representam 972.000 caixinhas longa vida recicladas em um ano.

     

    Devido ao incentivo financeiro da multinacional Tetra Pak a Amcorespp pôde incrementar a renda dos carrinheiros, comprando as embalagens por um valor acima do mercado, impactando positivamente em cerca de 30 famílias, onde a principal renda vem da reciclagem.

     

    O Projeto “Reciclaixinha” foi desenvolvido pela bióloga e consultora da Tetra Pak, Diane Christine Gonzaga, que o inscreveu em um projeto nacional da Tetra Pak chamado “Conexões”, que existe desde 2008, com o objetivo de auxiliar o escoamento das embalagens longa vida em todo país!

     

    Os carrinheiros contaram com a ajuda da associação, do comércio local, dos moradores, veranistas e acabaram recebendo o prêmio de melhor Projeto Nacional "Projetaê", ofertado pelo Cempre (Compromisso Empresarial para reciclagem).

     

    A Tetra Pak gostou tanto do resultado apresentado pela Amcorespp que gravou um vídeo de todo processo, o qual será legendado para o inglês, apresentado em sua sede na Suíça e divulgado amplamente para incentivar e valorizar iniciativas como esta no mundo todo.

     

    Na última sexta-feira (10/02/23) a consultora da Tetra Pak, Diane Christine Gonzaga, veio entregar o prêmio de melhor Projeto Nacional para os coletores da Amcorespp e comentou sobre a importância deste prêmio: “O impacto positivo do ciclo da reciclagem vai além de temas ambientais, a reciclagem promove também a transformação de muitas vidas. Por isso, projetos que ajudem no crescimento e empoderamento desse setor são muito importantes”, disse Diane.

     

    Na ocasião foram distribuídas caixas de leite e os recordistas nas coletas ganharam brindes especiais.

     

    Na premiação estavam, além da representante da Tetra Pak, o Secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Pontal do Paraná, Jackson Bassfeld, o Vereador de Pontal do Paraná, Juvanete Pereira, a Diretora da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Flávia Caroline Deable Zacarias, a Presidente da Amcorespp, Alyne Cunha e a Vice-Presidente da Ampec (Associação das Micro e Pequenas Empresas) de Pontal do Paraná, Rosangela Rodrigues.

     

    #prêmioambiental

    #secretariademeioambiente

    #prefeituradepontaldoparaná

     Galeria de Fotos

     Veja Também