• Rodovia PR-407, Km 19, 215 - Praia de Leste
  •   0800 000 0974
  • prefeitura@pontaldoparana.pr.gov.br Telefones Úteis

  • HORÁRIO DE ATENDIMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA DAS 08H00 ÀS 12H00 E DAS 13H30 ÀS 17H00
  • CURSO DE ELÉTRICA SENDO MINISTRADO EM PONTAL DO PARANÁ TRAZ CONHECIMENTO SOBRE CARROS E EMBARCAÇÕES

    Quarta-feira, 15 de março de 2023

    Última Modificação: 15/03/2023 15:53:43 | Visualizada 161 vezes

    Luiz Michelin Junior - Imprensa


    Ouvir matéria

    O Curso de Elétrica Automotiva é gratuito e faz parte do Projeto Qualifica Paraná, sendo oferecido pelo Governo do Estado, através da Secretaria Estadual do Trabalho em Parceria com a Prefeitura Municipal do Paraná. Ele está sendo ministrado pelo Senai-PR – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial e realizado através da Agência do Trabalhador de Pontal do Paraná na “Carreta do Conhecimento”, uma unidade móvel que está instalada no estacionamento da Prefeitura de Pontal do Paraná, no balneário Praia de Leste.

     

    As aulas iniciaram em 01/03/23 e tem prazo previsto de término para o dia 28/04/23. Dentro do conteúdo os alunos aprendem desde princípios de eletricidade e eletrônica, até sistemas de carga, partida, ignição, componentes, circuitos e diagramas elétricos e noções de ar-condicionado.

     

    O mais interessante, que os formandos poderão trabalhar tanto com elétrica automotiva como a náutica, abrindo um leque interessante de oportunidades em nossa cidade por ser litorânea e possuir uma grande quantidade de embarcações.

     

    São duas turmas de 18 alunos cada uma, nos períodos da tarde e noite. Inclusive a turma da tarde conta com os gêmeos autistas: Matheus Geis da Silva e Thiago Geis da Silva, os quais têm se empenhado em aprender sobre a nova profissão. Segundo sua mãe, Karen Cristina Geis, os dois estão muito satisfeitos e empolgados com a oportunidade dada e pretendem trabalhar na área assim que se formarem.

     

    O Técnico de Ensino do Senai-PR, Marcio Czonstka Soncini é o professor do curso, ele disse estar satisfeito com o rendimento dos alunos: “O curso de qualificação de elétrica automotiva tem duração de 160 horas nos períodos da tarde e noite, onde os alunos irão aprender sobre os princípios da eletricidade, sistemas de sinalização e iluminação, carga e partida e sistemas de acessórios automotivos, onde os alunos ao final do curso terão conhecimento e noções para fazer manutenção e instalação desses sistemas. O município conta com uma concentração grande de embarcações onde os princípios são os mesmos da elétrica automotiva, portanto os alunos também poderão atuar nesta área.

     

    Na turma da tarde estamos com dois alunos gêmeos autistas, Tiago e Mateus, eles estão interagindo e assimilando muito bem as matérias realizando todas as atividades que são passadas para a turma e ao final do curso estarão aptos a fazer a instalação e manutenção dos sistemas elétricos em automóveis e embarcações”, disse o professor.

     

    O diretor da Agência do Trabalhador, Albor Gutemberg Neto, comentou sobre o curso: “Quando nos deparamos com a população buscando empregos sem uma qualificação para as oportunidades ofertadas, decidimos focar na capacitação da população.

     

    É um árduo trabalho buscar estes cursos junto as entidades governamentais, e o melhor: não custa nada para o município e munícipes.

     

    O intuito destas qualificações profissionais em Pontal do Paraná através da Agência do Trabalhador é gerar emprego e renda aos pontalenses, seja através de um emprego com carteira assinada ou uma transformação para serem microempreendedores.

     

    A gestão atual já capacitou mais de 1.500 pontalenses através da Agência, e ainda temos a Sala do Empreendedor, a Secretaria de Assistência Social e o Provopar – Programa de Voluntariado Paranaense, que também ofertam muitos cursos gratuitos.

     

    Através destes cursos muitas famílias saíram da vulnerabilidade social seja com carteira assinada, vendendo seus produtos caseiros fabricados ou prestando os serviços dos conhecimentos adquiridos nestes cursos gratuitos.

     

    Parabéns a todos que buscam qualificação profissional almejando melhorias futuras para suas famílias”, disse Albor.

     

    #cursodeelétricaautomotiva

    #agênciadotrabalhador

    #prefeituradepontaldoparaná

     

     Galeria de Fotos

     Veja Também