• Rodovia PR-407, Km 19, 215 - Praia de Leste
  •   0800 000 0974
  • prefeitura@pontaldoparana.pr.gov.br Telefones Úteis

  • HORÁRIO DE ATENDIMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA DAS 08H00 ÀS 12H00 E DAS 13H30 ÀS 17H00
  • REALIZADO O CONCURSO DE MELHORES PRATOS E PETISCOS DO FESTIVAL DE GASTRONOMIA CAIÇARA 2023

    Quarta-feira, 19 de julho de 2023

    Última Modificação: 19/07/2023 16:57:41 | Visualizada 102 vezes

    Luiz Michelin Junior - Imprensa


    Ouvir matéria

    O 3º Festival de Gastronomia Caiçara acontece entre os dias 02 a 30/07. O evento veio exaltar a Cambira, iguaria que tem como data comemorativa no município de Pontal do Paraná o dia 18/07.

     

    O festival é uma grande oportunidade para os turistas e os pontalenses conhecerem a diversidade da culinária caiçara. Além do resgate cultural das tradições do litoral paranaense, o evento tem como objetivo movimentar a economia do município fora da alta temporada.

     

    Para comemorar o Dia Municipal da Cambira, foi relizado ontem (18) o concurso de melhores pratos e petiscos do Festival. O evento aconteceu na Pousada Paraíso do Sul, no balneário Shangri-lá.

     

    A ideia do concurso é desafiar a criatividade de comerciantes e chefs, que são quem oferecem os melhores pratos da culinária local nas categorias:

     

    – Melhor Cambira Tradicional; (receita com o peixe salgado/defumado, pirão e banana e a história do prato).

     

    – Melhor PF (Prato Feito) Caiçara com Cambira.

     

    O prato deveria conter frutos do mar e alguma referência à Cambira. (pirão de Cambira, salada de Cambira, bolinho de Cambira, feijão com Cambira, entre outros).

     

    – Melhor Petisco Caiçara (releitura da Cambira).

     

    Os jurados do concurso foram:

     

    - Patricia Millo Marcomini – Vice-Prefeita de Pontal do Paraná, Secretaria Municipal de Assistência Social e Coordenadora da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres pontalenses.

     

    - Karla Manfredini - Estudiosa da Cozinha de Herança e do conceito Slow Food, se apaixonou pela Cozinha Caiçara. Nestes 40 anos de profissão levou a culinária Paranaense para diversos eventos em todo o estado.

     

    Jackson Pasturczak - Formado Técnico em Gastronomia pelo Senac/PR, graduado Tecnólogo em Gastronomia pela Faculdade Positivo, Chefe de Cozinha do Restaurante Escola do Senac em Curitiba entre 2017/2022, atualmente instrutor de gastronomia no Senac de Caiobá.

     

    - Nadya Leyser - Ministra aulas nos cursos de culinária: Escola Eleven, Cozinha Sabor Vida Saudável e Ateliê Kriar Arte, em Paranaguá. É sócia-proprietária do Sabor Vida Saudável de Paranaguá. Atua na área de alimentação saudável, personalizadas, clínicas, hipertróficas e emagrecimento. É Chef de cozinha do Espaço Gourmet em Curitiba.

     

    - José Reis de Freitas Neto - Sócio-fundador da Sabor Brasil Alimentos - Fábrica de Congelados focado em bares e restaurantes, gerente do Restaurante Casa do Barreado, foi sócio-fundador da Anarpa Alimentos - Fábrica de Congelados focada em grandes distribuidores. É produtor de eventos, idealizador e organizador da Primeira Festa do Barreado de Piaçaguera (abril/2022).

     

    Estiveram presentes ao evento as seguintes autoridades: o Prefeito de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes, o Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Gilberto Keserle, o Secretário de Esportes, Cultura, Lazer e Juventude, João Carlos Marcon e o Vereador de Pontal do Paraná, José Juvanete Pereira.

     

    O resultado do concurso será divulgado no dia 03/08/23 em lugar a ser definido.

     

    Fique por dentro do concurso e do Festival de Gastronomia Caiçara no site:

     

    https://gastronomiacaicara.com.br

     

    #concursodepratosepetiscos

    #festivaldegastronomiacaiçara

    #prefeituradepontaldoparaná

     

     Veja Também