• Rodovia PR-407, Km 19, 215 - Praia de Leste
  •   0800 000 0974
  • prefeitura@pontaldoparana.pr.gov.br Telefones Úteis

  • HORÁRIO DE ATENDIMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA DAS 08H00 ÀS 12H00 E DAS 13H30 ÀS 17H00
  • Festival dos 4 Elementos: Mais de 500 participantes movimentam comunidade do Guaraguaçu nos Jogos de Aventura e Natureza. Evento fomenta esporte, turismo rural e economia em Pontal do Paraná

    Segunda-feira, 04 de setembro de 2023

    Última Modificação: 05/09/2023 16:37:37 | Visualizada 81 vezes


    Ouvir matéria

    Pontal do Paraná tem tudo a ver com natureza. A região do Rio Guaraguaçu, às margens da PR 407, é um exemplo perfeito das belezas que a cidade oferece. A mata atlântica é exuberante entre rio e mar. A comunidade da região recebe bem os turistas e os restaurantes servem a ótima comida caiçara. As marinas, as trilhas ecológicas e tudo que o entorno do rio oferece fazem de Pontal do Paraná o lugar ideal para o turismo de aventura.

     

    E foi isso que centenas de pessoas buscaram no domingo (3 de setembro). O tempo ajudou e todas as atividades do Festival dos 4 Elementos foram mantidas. As provas de pesca em caiaque, as caminhadas ecológicas, o pedal coletivo de 17 km nas estradas ecológicas da região e os vôos de paramotor (disputado no balneário Marissol) garantiram a essência dos Jogos de Aventura e Natureza. O sucesso do evento abre a possibilidade de realização de novas edições na cidade.

     

    CONTATO COM A NATUREZA

    A concentração a partir das 7 horas às margens do rio e da rodovia garantiu movimento o dia todo na comunidade do Guaraguaçu. Marinas, restaurantes e o público em geral tiveram apoio da estrutura montada para receber as provas e as atividades programadas. O café caiçara e o almoço nos restaurantes garantiram movimento na economia da região, beneficiando também a feirantes e ambulantes que venderam seus produtos e competidores e turistas.

     

    O prefeito Rudão Gimenes compareceu e falou da intenção de realizar cada vez mais eventos como esse em Pontal. Ele também agradeceu aos secretários municipais pelo sucesso alcançado.  A avaliação da comissão organizadora registrou o envolvimento direto de mais de 500 pessoas, entre competidores, atletas amadores, equipes de apoio e quem foi simplesmente curtir o domingo junto à natureza.

     

    4 ELEMENTOS

    O evento destacou os quatro elementos da natureza (terra, água, ar e fogo) através do esporte com atividades de caminhada ecológica e ciclismo nas trilhas, pesca e paramotor, além da culinária caiçara que serve pratos únicos da região do Guaraguaçu.

     

    A iniciativa promoveu a integração de eventos consolidados como o “Circuito Ecocultural do Guaraguaçu”, integrante do projeto “Caminhadas da Natureza” e o “Pedala Paraná”, dos Jogos de Aventura e Natureza à propostas inovadoras como a “Pesca em Caiaque” no Rio Guaraguaçu e o “Encontro Nacional de Paramotor”.

     

    O Festival dos 4 Elementos foi uma realização da Prefeitura de Pontal do Paraná, através das secretarias municipais de Turismo e Desenvolvimento Econômico e de Esportes, Cultura, Lazer e Juventude, em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo (SETU), Secretaria de Estado do Esporte e Agência de Desenvolvimento Cultural e do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná (Adetur Litoral), além do apoio fundamental de diversos setores da administração municipal e entidades ligadas ao Governo do Estado do Paraná e comunidade local.

     

    Fotos: César Ramires; Marcelo Elísio; Flávia Deable e Renildo Vieira dos Anjos.

     

     Veja Também