• Rodovia PR-407, Km 19, 215 - Praia de Leste
  •   0800 000 0974
  • prefeitura@pontaldoparana.pr.gov.br Telefones Úteis

  • HORÁRIO DE ATENDIMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA DAS 08H00 ÀS 12H00 E DAS 13H30 ÀS 17H00
  • Avenida Beira Mar recebe público de 3 mil pessoas no Desfile da Independência em Pontal do Sul. Combate à violência uniu escolas, associações, entidades diversas e administração municipal de Pontal

    Sexta-feira, 08 de setembro de 2023

    Última Modificação: 08/09/2023 15:38:21 | Visualizada 89 vezes


    Ouvir matéria

    Mais de três mil pessoas compareceram ao Desfile dos 201 anos da Independência do Brasil na quinta (7) na Avenida Beira Mar, no Balneário Pontal do Sul. O 7 de Setembro de 2023 foi um grande encontro cívico que reuniu escolas, associações e entidades diversas, além de autoridades civis, militares e representantes de todos os setores da administração municipal.

     

    O palanque cívico foi montado em frente à Praça da Tartaruga, novo ponto turístico da região, onde o público se concentrou para ver de perto a passagem das alas, que lotaram toda a extensão da avenida. Desde a concentração, uma a uma as alas evoluíram até a passagem em frente ao palanque, sempre ao som da Fanfarra da Guarda Mirim. Os músicos garantiram o ritmo o tempo todo, e alguns apresentaram pela primeira vez com novos instrumentos de sopro entregues em setembro.

     

    O prefeito Rudão Gimenes e a vice-prefeita Patrícia Millo Marcomini, recepcionaram as autoridades no palanque. Além do combate a violência, tema central do desfile, em seu discurso o prefeito destacou a cultura da paz. Ele também defendeu a importância de cultivar a generosidade e de ouvir para compreender. Rudão defendeu a liberdade de expressão, o consumo responsável e participação das mulheres em todos os processos. “Esta é data cívica mais importante do Brasil. Nosso Brasil é grande e o nosso sonho deve ser do seu tamanho, no mínimo”, encerrou o prefeito.

     

    Sem incidentes registrados após um bloqueio de trânsito eficiente nas ruas transversais montado pela Secretaria Municipal de Segurança, através da Guarda Civil Municipal (GCM) e Policia Militar, o povo ocupou toda a extensão da Beira Mar, desde a Câmara Municipal até a dispersão na Praça da Tartaruga. O desfile teve concentração a partir das 9 horas e terminou por volta de 11h30.

     

    Para muitos, foi o melhor desfile já realizado na cidade, aumentando a expectativa para 2024. Ao final, a sensação de que o esforço de todos os setores envolvidos na organização conseguiu mostrar inovações da administração, além de boa parte da identidade e da diversidade cultural do povo pontalense.

     Veja Também