• Rodovia PR-407, Km 19, 215 - Praia de Leste
  •   0800 000 0974
  • prefeitura@pontaldoparana.pr.gov.br Telefones Úteis

  • HORÁRIO DE ATENDIMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA DAS 08H00 ÀS 12H00 E DAS 13H30 ÀS 17H00
  • 5º Encontro de Produtores de Mel e Melipofeira em Shangri-Lá podem ajudar Pontal e Morretes a expandirem criação de abelhas sem ferrão.

    Sexta-feira, 15 de março de 2024

    Última Modificação: 20/03/2024 09:10:53 | Visualizada 62 vezes


    Ouvir matéria

    Criada em fevereiro deste ano com 35 produtores, a Associação de Meliponicultores do Litoral do Paraná (AME) promove neste sábado (16), às 8h30, o 5º Encontro de Melipolinicultores e Melipofeira de produtos derivados do mel das abelhas sem ferrão, atividade econômica em expansão em Pontal do Paraná. O evento será na Associação A.MAR (PR 412, Km 8, entrada no marco 33) no Balneário Shangri-Lá.

    Além da troca de experiências entre os criadores, haverá exposição, degustação e comercialização de muitas variedades de mel e produtos derivados, incluindo plantas e sementes, sabonetes, hidratantes, esfoliantes, pomadas anti-inflamatórias, velas e diversos outros produtos criativos, saborosos e de higiene pessoal. Também haverá artesanato, caixas para criação e placas indicativas usadas nas colmeias.

    Está confirmada a presença dos prefeitos de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes, e de Morretes, Sebastião Brindarolli Jr. O município vizinho também manifesta interesse em ampliar o negócio das abelhas sem ferrão. Também participarão técnicos da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), que orientam os produtores. Pontal discute implantar educação ambiental nas escolas, turismo com plantas melíferas e meliponários, aliando empreendedorismo e desenvolvimento econômico.

    CAPACITAÇÕES: Pontal do Paraná proporciona constantes cursos de capacitação na área e, da continuidade deles, surgiu a ideia de fundar a associação. O mais recente, o quinto desde 2021, foi concluído nesta semana, sobre derivados do mel, e contou com a visita do prefeito, cada vez mais interessado em contribuir para o crescimento da atividade. Os alunos aprenderam noções de empreendedorismo a fazer sabonetes hidratantes, esfoliantes com grãos de café, própolis azul (produto único das abelhas sem ferrão em Pontal e no litoral do Paraná) e produtos com frutas diversas.

    PRATOS COM MEL: Atuante na cidade, a chef finalista do programa Caminhos do Campo (RPC/Globo) em 2023, Débora Lenzi, se inspirou no mel das abelhas sem ferrão produzido em Pontal do Paraná para criar dois pratos que terão sessões de degustação na Melipofeira: 1) Vieira grelhada, picles de rabanete, pitaya, broto de beterraba e molho de laranja com mel de jataí. 2) Robalo flambado com cataia e mel acompanhados de legumes na manteiga.

     

     

    PARCEIROS: No evento e nas capacitações. Prefeitura de Pontal do Paraná, secretarias de Meio Ambiente Agricultura e Pesca, de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Agência do Trabalhador, Associação A.Mar, Instituto Ecoe e Senar-PR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).

     

     Galeria de Fotos

     Veja Também