A partir de cursos e capacitações ofertados desde 2021 pela Prefeitura de Pontal do Paraná, a cidade passou a sediar a Associação de Meliponicultores do Litoral do Paraná (AME), criada neste ano com aproximadamente 35 produtores. No sábado (16) a entidade realizou em Shangri-Lá o 5º Encontro de Produtores de Mel e Melipofeira, com a presença de produtores, expositores, pesquisadores e os prefeitos de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes, e de Morretes, Sebastião Brindarolli Júnior, que trouxe uma comitiva com secretários e técnicos que detalharam o avanço da geração de renda com as criações.
Os prefeitos querem expandir a atividade econômica da produção de mel e derivados e assim incentivar a agricultura familiar. Com o crescimento da AME, Pontal do Paraná também sediará os próximos encontros mensais, novas feiras de produtos, cursos e capacitações. Também é intenção do prefeito Rudão a implantação de colmeias de abelhas sem ferrão nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) unindo atividades agroecológicas do ensino infantil.
O projeto está sendo elaborado e pretende utilizar a educação ambiental nas escolas como atividade transformadora, indutora de turismo com plantas melíferas e meliponários, aliando empreendedorismo e desenvolvimento econômico.
Participaram do 5º Encontro e da Melipofeira técnicos da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), que orientaram os produtores. Destaque também para a presença do pesquisador Renato Rau, do Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná), pesquisador do própolis azul produzido pelas abelhas sem ferrão da Mata Atlântica do litoral paranaense. O produto é abundante em Pontal do Paraná, foi comercializado na feira e atrai cada vez mais interesse por suas propriedades medicinais.
Entre os expositores, a chef finalista do programa Caminhos do Campo (RPC/Globo) em 2023, Débora Lenzi, que realizou uma sessão de degustação com pratos inspirados no mel das abelhas sem ferrão produzido em Pontal do Paraná.
PARCEIROS: Nos eventos e capacitações. Prefeitura de Pontal do Paraná, secretarias de Meio Ambiente Agricultura e Pesca, de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Agência do Trabalhador, Associação A.Mar, Instituto Ecoe e Senar-PR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). Acompanhamento de técnicos da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar).