• Rodovia PR-407, Km 19, 215 - Praia de Leste
  •   0800 000 0974
  • prefeitura@pontaldoparana.pr.gov.br Telefones Úteis

  • HORÁRIO DE ATENDIMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA DAS 08H00 ÀS 12H00 E DAS 13H30 ÀS 17H00
  • Secretaria de Educação apresenta novos materiais de avaliação para equipe de neurodiversidades TEA, TDAH e TOD. Investimento próximo de R$ 23 mil beneficia 330 crianças.

    Quarta-feira, 03 de abril de 2024

    Última Modificação: 05/04/2024 10:39:18 | Visualizada 33 vezes


    Ouvir matéria

    No Dia Mundial de Conscientização do Autismo (terça, 2 de abril) a Secretaria Municipal de Educação (Smed) de Pontal do Paraná, mostrou mais uma vez a variedade de ações que desenvolve em benefício dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras neurodiversidades. Além de uma blitz educativa realizada em Praia de Leste, a Smed apresentou ao prefeito Rudão Gimenes os novos materiais de apoio à equipe de avaliadores. O investimento nesses materiais pedagógicos foi de R$ 22.930,00 para atendimento a 330 crianças da rede municipal, agilizando o processo de avaliação e atendimentos.

     

    O prefeito também assinou a contratação de mais uma empresa especializada no campo da neurodiversidade (que engloba todos os transtornos) para ofertar capacitações aos profissionais da Smed, com reserva para ofertar vagas à associações e pais de autistas. No total, a Smed mantém contratados aproximadamente 80 profissionais de apoio pedagógico para atendimento aos autistas das escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei’s), com recursos próprios do município.

     

    Para realizar as avaliações e diagnósticos eficientes são necessários diferentes tipos de testes, já que existem diversas dificuldades de aprendizagem. Devido ao crescente número de laudos de crianças com Autismo, TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) e TOD (Transtorno Opositor Desafiador) e outros, é preciso aperfeiçoar o material de apoio da equipe de avaliadores para que as intervenções sejam mais assertivas.

     

    A Prefeitura, por meio da Smed, também oferta atualizações constantes. Um novo curso de capacitação está agendado para começar no dia 13 de abril, com público formado por professores, educadores, pedagogos e profissionais de apoio pedagógico.

     

     Galeria de Fotos

     Veja Também