• Rodovia PR-407, Km 19, 215 - Praia de Leste
  •   0800 000 0974
  • prefeitura@pontaldoparana.pr.gov.br Telefones Úteis

  • HORÁRIO DE ATENDIMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA DAS 08H00 ÀS 12H00 E DAS 13H30 ÀS 17H00
  • Oficina de histórias em quadrinho são ministradas para crianças da aldeia indígena em Shangrilá

    Segunda-feira, 08 de novembro de 2021

    Visualizada 267 vezes


    As oficinas culturais da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude chegaram até a aldeia Indígena Guaviraty em Shangrilá. O oficineiro Roberto Corrêa, desenhista e cartunista está dando aulas de HQ, Histórias em Quadrinhos: “Projeto Escolinhas” para as crianças indígenas. O foco das aulas são as próprias histórias da realidade indígena.

    A Oficina acontece todas as quartas-feiras no período da tarde. Segundo o professor, trabalham-se técnicas bem definidas para as crianças. “Trabalhamos a técnica de desenho, formatos e formas de narrativas para contar as histórias organizando de forma sequencial. Procuramos interferir o mínimo possível com referência externas de estilos de desenho e personagens e histórias que estão na mídia e queremos que eles contem suas histórias do jeito deles. Desenhar com os indígenas é uma experiência única, porque eles têm uma visão de mundo diferente da nossa, a relação de tempo é diferente, a relação entre eles é diferente, o humor é diferente e a aventura é inevitável”. Relatou Corrêa.

    O Secretário Municipal de Esportes, Lazer e Juventude João Carlos Marcon destaca que essas aulas são um grande passo para interação com a comunidade indígena. “Decidimos contemplar a aldeia Guaviraty para que os indígenas daquela comunidade pudessem externar através de desenhos toda sua riqueza histórica e cultural. É uma experiência inovadora, onde os povos originários são os protagonistas. Nós como instituição municipal, só temos a agradecer a abertura da aldeia para que pudéssemos nos aproximar e aprender um pouco dos costumes deste povo”. Ressaltou Marcon.

    O professor Roberto estudou Artes Visuais na Unespar Curitiba, já trabalhou em três filmes de desenho animado, desenhando o personagem "Smilinguido " história em quadrinhos, livros infantis, games, entre outros projetos. Atualmente é professor de Oficina de história em quadrinhos através da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude.

    Rafaela Takiguchi