• Rodovia PR-407, Km 19, 215 - Praia de Leste
  •   0800 000 0974
  • prefeitura@pontaldoparana.pr.gov.br Telefones Úteis

  • HORÁRIO DE ATENDIMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA DAS 08H00 ÀS 12H00 E DAS 13H30 ÀS 17H00
  • Nesta temporada, as cascas de cocos encontrados por coletores da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) nas praias de Pontal do Paraná estão sendo destinados ao reaproveitamento.

    Quinta-feira, 03 de fevereiro de 2022

    Visualizada 196 vezes


    A atividade faz parte do projeto “Nossa Praia Mais Limpa e Sustentável”, realizado pela prefeitura de Pontal e pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar). O projeto busca contribuir para a preservação ambiental com o reaproveitamento de produtos, antes descartáveis, gerando emprego e renda e aumentando a vida útil do aterro sanitário do município de Pontal.

    Para colaborar com o projeto, além de destinar as cascas de cocos retiradas da areia, a Sanepar também distribuiu grandes recipientes (chamados de bombonas), ao longo da orla de Pontal para que os próprios consumidores da água de coco possam deixar a casca do fruto em local adequado. A prefeitura local faz a retirada das cascas dos cocos todos os dias e as direciona para a Universidade.

    Segundo a Unespar, a casca de coco verde passará por processo específico, se transformando em composto orgânico para hortas e fibra de coco. A instituição explica que a fibra de coco pode ser utilizada como matéria prima para diversas finalidades como: vasos de fibra de coco, placas termoacústicas, mantas de contensão geotêxtil, tapetes, carvão de narguilé, briquetes, estofamento de assento de veículo. Também está sendo avaliada a possibilidade de produção de canecas a partir dessa fibra – elas substituiriam as de material plástico utilizado em escolas municipais de Pontal.

    A intenção do projeto é produzir a fibra de coco e armazená-la que seja trabalhada durante o ano, buscando financiamento através de editais específicos para a aquisição dos equipamentos necessários para a produção dos produtos, pois cada tipo de produto precisa de um maquinário específico para a sua produção. Os produtos finais poderão ser vendidos em feiras municipais, no comércio local ou em empresas que tenham interesse nesses produtos.

    Hoje, o projeto está aberto à comunidade carente do município de Pontal do Paraná e também aos alunos da Universidade Aberta Terceira Idade (Unati - Litoral), como atividade extracurricular. A Unespar conta atualmente com dois bolsistas, um técnico para a execução do processo e uma máquina de triturar coco. Parte do trabalho é realizada na Unidade de Beneficiamento da Casca de Coco Verde, que funciona no antigo refeitório da Techint, em Pontal do Sul.

    NOTÍCIAS – VERÃO PARANÁ

    THAYS POLETTO

    FOTOS: SANEPAR

    #pontaldoparana

    #litoraldoparana

    #praiamaislimpa

     

     Outras Notícias