• Rodovia PR-407, Km 19, 215 - Praia de Leste
  •   0800 000 0974
  • prefeitura@pontaldoparana.pr.gov.br Telefones Úteis

  • HORÁRIO DE ATENDIMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA DAS 08H00 ÀS 12H00 E DAS 13H30 ÀS 17H00
  • PREMIAÇÃO LITERÁRIA REÚNE ESCRITORES E FOTÓGRAFOS DE TODO LITORAL PARANAENSE

    Sábado, 04 de março de 2023

    Visualizada 188 vezes

    Luiz Michelin Junior - Imprensa


    A Prefeitura de Pontal do Paraná através da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude lançou na última quinta-feira (02/03/23) a segunda edição do livro “Litoral com Arte”, que premiou os vencedores do concurso Literário e Fotográfico – Litoral com Arte 2022, publicando as obras e fotografias vencedoras.

     

    Os premiados inscreveram suas obras literárias inéditas em três categorias: Conto, Crônica e Poesia e as obras visuais no gênero Fotografia com o tema: "Fazeres e Saberes Caiçaras".

     

    Puderam participar autores(as) brasileiros(as), maiores de 16 anos, residentes em uma das 07 cidades do litoral paranaense: Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná.

     

    Antes de conhecermos os premiados, o Grupo Cardume Caiçara, da Casa da Cultura de Pontal do Paraná presentou a todos com uma bela apresentação denominada: “Permeia pela Dança Folclórica e Contemporânea”, arrancando aplausos do público presente.

     

    Na ocasião foi assinado um Termo de Cooperação entre a Unespar – Universidade Estadual do Paraná e a Prefeitura de Pontal do Paraná, assinaram: o Prefeito de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes, o Secretário de Esportes, Cultura, Lazer e Juventude, João Carlos Marcon e o Professor Responsável pelo projeto frente a Unespar, Federico José Alvez Cavanna, representando a Reitora da Unespar, Salete Paulina Machado Sirino e a Pró-Reitora de Extensão e Cultura da Unespar, Rosimeiri Darc Cardoso. O acordo visa a implantação de um Arquivo Público Municipal.

     

    O Prefeito de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes, comentou sobre o lançamento do livro e também a assinatura do Termo de Cooperação com a Unespar: “Nós temos trabalhado bastante, não só na área esportiva mas também na cultural, o objetivo deste concurso é estimular a cultura através de diversos gêneros literários e visuais. A ideia, para quem não sabe, surgiu em 2021 em um momento de pandemia, onde precisávamos fazer um evento, movimentar a cidade e nós buscamos o primeiro concurso literário. No ano de 2022 tivemos um pequeno atraso e como ficou em cima da temporada, esperamos passar o carnaval para fazer o lançamento do livro e premiar as pessoas que participaram. Na sequência iremos lançar a 3º Edição do Livro e do concurso e assim ratificar o quão importante é ver pessoas ainda escrevendo e podermos folhar um livro, e um momento tão tecnológico como este.

     

    Também dentro da área da Cultura fizemos hoje a assinatura de um termo de cooperação com a Unespar para que tenhamos um museu e possamos registrar a nossa história. O primeiro passo disso foi a criação de um arquivo público, criado por nós no ano de 2021, buscando em nossa cidade pessoas para colaborar com fotografias e memórias do nosso município para que pudéssemos registrá-los e arquivá-los. E então surgiu a oportunidade de contarmos com esta parceria da Unespar. O professor Federico que está conosco hoje (02/03/23) leciona história na Universidade, ele irá gerenciar o projeto e irá disponibilizar vários acadêmicos para remontar parte da nossa história cultural”, disse o prefeito.

     

    #litoralcomarte

    #secretariadeesporteecultura

    #prefeituradepontaldoparaná

     

     Outras Notícias